Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Direitos culturais e políticas públicas

Os professores Alfons Martinell e José Teixeira Coelho e o convidado Patrice Meyer-Bisch conversam sobre direitos culturais nas políticas...

Publicado em 17/08/2016

Atualizado às 14:58 de 13/08/2017

Os professores Alfons Martinell e José Teixeira Coelho e o convidado Patrice Meyer-Bisch conversam sobre direitos culturais nas políticas e na gestão dessa área, discutindo o surgimento dos direitos culturais e seu desenvolvimento em países como a Espanha, que tem uma cultura e uma identidade não homogêneas em seu território. Falam ainda sobre a necessidade de os movimentos sociais e da sociedade civil lutarem para conquistar e reconhecer os direitos e discutem quais são a responsabilidade do indivíduo e a do Estado nas políticas públicas e nos direitos culturais fundamentais.

O programa foi gravado em abril de 2016, durante a sétima edição do curso de especialização em gestão e políticas culturais, realizado pelo Itaú Cultural em parceria com a Universidade de Girona, na Espanha.

Patrice Meyer-Bisch (França) é coordenador do Instituto Interdisciplinar de Ética e dos Diretos Humanos da Universidade de Friburgo (Suíça), fundador do Observatório da Diversidade e dos Direitos Culturais e autor de diversas publicações sobre os direitos culturais, como Afirmar os Direitos Culturais – que integra a coleção de livros do Observatório. José Teixeira Coelho (Brasil) é professor emérito da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), curador-geral da Bienal Internacional de Curitiba e consultor do Observatório Itaú Cultural. Alfons Martinell (Espanha) é diretor da Cátedra Unesco de Políticas Culturais e Cooperação, da Universidade de Girona, na Espanha, e consultor do Observatório Itaú Cultural.

Compartilhe