Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Documentário "Marambiré" estreia em Belém em novembro

Filme explora o festejo do Marambiré no norte do país

Publicado em 25/10/2017

Atualizado às 12:09 de 03/08/2018

Um dos 117 selecionados do programa Rumos 2015-2016, o projeto Marambiré – Corporalidade, Música e Fé tinha como objetivo registrar a dinâmica dessa manifestação de origem africana e propagada por escravizados, passada de geração em geração, resistindo até os dias de hoje. O resultado da proposta, um documentário dirigido por André dos Santos e realizado pela Lamparina Filmes, será exibido pela primeira vez no Sesc Boulevard, em Belém (PA), no dia 1o de novembro de 2017.


Cartaz do documentário Marambiré, elaborado pelo designer gráfico Vilson Vicente

O filme revela cada etapa do marambiré, que, existente há mais de um século, reúne hoje, na comunidade de Pacoval, na cidade paraense de Alenquer, um total de 120 famílias. A festividade dura quase um mês e é constituída por momentos de dança, música e cantoria, sempre regidos por um universo teatral, no qual estão presentes rei, rainha mestra, rainhas auxiliares, valsares, tocadores e contramestres. Saiba mais sobre o projeto aqui.

Conduzido pelo som dos tambores, o marambiré é um exemplo de festejo sincrético, na medida em que mistura aspectos das culturas portuguesa e africana, bem como elementos dos cultos africanos e da religião cristã. Ainda assim, é um símbolo de identidade da população quilombola do Baixo Amazonas.

O diretor – que é também produtor audiovisual, roteirista, fotógrafo e documentarista, quilombola nascido na comunidade de Boa Vista, na Amazônia – relata sobre o festejo: “O que mais me encanta no marambiré é o respeito dos participantes pela tradição e pela disciplina, e que o entendem como uma religião. A festa dura praticamente um mês e envolve toda a comunidade. O amor pelo marambiré está acima de tudo para a comunidade de Pacoval. É um ritual em que a fé está acima de tudo; simplesmente mágico e contagiante”.

Assista ao trailer do documentário clicando no link. A estreia de Marambiré acontece no dia 1o de novembro de 2017, às 18h, no Centro Cultural Sesc Boulevard (R. Boulevard Castilhos França, 522/523 – Campina – Belém – PA).

Mais informações pelo telefone 91 3224 5654.

Compartilhe