Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Dona Inah

Cantora conta com a presença do sambista Monarco e do cantor Teroca em show do disco Fonte de Emoção

Publicado em 10/12/2013

Atualizado às 20:49 de 02/08/2018

Abrindo a programação de 2014 no Auditório Ibirapuera, a sambista Dona Inah realiza o show de seu novo álbum, Fonte de Emoção, no dia 24 de janeiro, com as participações especiais do cantor Teroca e do sambista da velha guarda da Portela Monarco.

Dona Inah, nascida Ignez Francisco da Silva, já cantava em bailes das fazendas em Araras, sua cidade natal, e nas festas da região aos 9 anos de idade, sendo reconhecida como a primeira mulher negra a cantar no clube de elite Araras Clube. A vida difícil após mudar-se para o Grande ABC atrasou sua carreira de artista, mas nunca a afastou da música. A reviravolta surgiu em 2002, quando Dona Inah foi convidada pelo produtor Heron Coelho para participar, ao lado de Marília Medalha e de Fabiana Cozza, do musical Rainha Quelé, em homenagem a Clementina de Jesus. Gravou seu primeiro disco em 2004 e, em 2005, fez sucesso em festivais em Paris e no Marrocos e ganhou o Prêmio Tim da Música Brasileira, aos 70 anos. Gravou o segundo álbum em 2008 e viajou para Cuba em 2010, onde gravou 14 canções com músicos cubanos, cantadas em espanhol. Em 2013, junto com o grupo Cadeira de Balanço, lançou o CD Fonte de Emoção, que será apresentado no Auditório e conta com composições inéditas de Monarco e Délcio de Carvalho e arranjos de Zé Barbeiro, além de composições inéditas de Inah.

Hildemar Diniz, mais conhecido como Monarco, teve o primeiro contato com a escola de samba Portela aos 10 anos, integrando blocos e compondo sambas ainda jovem. Em 1950, integrou a ala de compositores da escola e, mais tarde, tornou-se líder da velha guarda e diretor de harmonia. Atualmente é presidente de honra da Portela e reconhecido como parte da “linhagem nobre” do samba de raiz.

Teroca, nascido Marcelo Longo Vidal, conheceu o samba ainda na infância ao ouvir uma rádio de Araraquara, sua cidade. Começou a compor durante a adolescência, quando fundou um grupo de samba com seus amigos. Na vida adulta, dividiu a música com a faculdade de engenharia e, em 1996, fundou o Clube do Samba de Araraquara, do qual se tornou o primeiro presidente, e passou a escrever sobre MPB para o jornal O Imparcial. Lançou seu primeiro CD, Com Todo Respeito, em 2003. Hoje em dia, divulga seu mais recente trabalho, Elos do Samba, que conta com a participação de Dona Inah, Monarco, Fabiana Cozza e outros grandes artistas do gênero.

Dona Inah em Fonte de Emoção
sexta 24 de janeiro de 2014
às 21h
duração: 90 minutos (aproximadamente)
gratuito [os ingressos serão distribuídos uma hora e meia antes da apresentação]
[livre para todos os públicos] L

Compartilhe