Integrando a Virada Cultural 2015, Dona Ivone Lara e convidados se apresentam à plateia externa do Auditório Ibirapuera, no show de lançamento do Sambabook Dona Ivone Lara. No Itaú Cultural, a sambista é homenageada com uma exposição, que se encerra no dia posterior à apresentação.

>>Prorrogada até 28 de junho: Ocupação Dona Ivone Lara
>>Saiba mais sobre Dona Ivone Lara no site da Ocupação
>>Grave sua música favorita de Dona Ivone Lara

No palco, revezam-se Beth Carvalho, Arlindo Cruz, Mariene de Castro, Áurea Martins, Aline Calixto, Lu Carvalho, Luiza Dionizio e Bruno Castro, parceiro mais recente de Dona Ivone. O repertório será formado por canções do repertório da sambista que foram regravadas no Sambabook, projeto da Musickeria. Entre elas estão “Sonho Meu”, “Acreditar”, “Alguém Me Avisou”, “Minha Verdade”, “Força da Imaginação” e “Enredo do Meu Samba”.

Depois de João Nogueira, Martinho da Vila e Zeca Pagodinho, o Sambabook chega à sua primeira homenageada mulher. O elenco que se reuniu para regravar clássicos de Dona Ivone Lara inclui nomes como Caetano Veloso, Maria Bethânia, Elba Ramalho, Zélia Duncan, Adriana Calcanhotto e Criolo.

Com 94 anos, completados em abril, Dona Ivone tornou-se, em 1965, a primeira mulher a entrar para a ala de compositores de uma escola de samba do Grupo Especial, no caso o Império Serrano, que naquele ano defendeu o samba “Os Cinco Bailes da História do Rio”, composto por Ivone, Bacalhau e Silas de Oliveira.

Dona Ivone Lara
sábado 20 de junho
às 20h
duração: 90 min (aproximadamente)
gratuito [plateia externa]
[livre para todos os públicos]