Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Editoras Penguin e Random House fazem fusão e se tornam maior editora de livros do mundo

Fusão aprovada pela União Europeia dará as editoras o controle de 26% do mercado editorial do mundo.

Publicado em 07/05/2013

Atualizado às 01:18 de 06/09/2018

[caption id="attachment_68581" align="alignleft" width="246" caption="Divulgação"]


[/caption]

No dia 05/04 a União Europeia aprovou a fusão das empresas Penguin e Random House, formando a Penguin Random House, que controlará 26% da distribuição de livros no mundo. A fusão unirá clássicos como ‘’1984’’ de George Orwell e ‘’Cinquenta Tons de Cinza’’ de E.L. James (em versões estrangeiras) sob o teto de uma mesma editora. Irá abranger também as publicações das editoras na América do Sul.

A Editora Penguin, que possui 45% da empresa Companhia das Letras, pública no Brasil livros como ‘’Orgulho e Preconceito’’, de Jane Austen e ''O Grande Gatsby'' de F. Scott Fitzgerald. Em email enviado pelo presidente da Penguin John Makinson a seus funcionários, Makinson afirma que a fusão irá levar em conta os interesses das duas editoras “nas línguas inglesa, espanhola e portuguesa”. Isso pode ser um indicativo de que novas informações a respeito da presença das duas editoras no Brasil estão por vir.

A fusão possibilitaria, entre outras coisas, uma maior entrada das empresas no mercado digital de livros, que se torna parcela cada vez mais importante do cenário econômico editorial.

Para Saber Mais: A revista do Observatório n°9, intitulada ‘’Novos desafios da cultura digital’’, traz uma série de reportagens que falam das mudanças no cenário tecnológico em suas relações com a indústria cultural.

Confira

 

Compartilhe