Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Eles Não Usam Tênis Naique

Peça da Cia. Marginal aborda a complexidade do tráfico de drogas

Publicado em 13/07/2017

Atualizado às 12:42 de 03/08/2018

Libras

Criada em 2005, no complexo de favelas da Maré, no Rio de Janeiro, a Cia. Marginal abre a programação teatral de agosto do Itaú Cultural. O grupo apresenta o espetáculo Eles Não Usam Tênis Naique, que tem direção de Isabel Penoni e texto de Marcia Zanellatto.

Quarta montagem da companhia, a peça tem como cenário uma comunidade do Rio de Janeiro; é ali que se dá o reencontro de um pai com uma filha que não se veem há muito tempo. Em comum os dois personagens têm a profissão: o pai foi traficante de drogas nos anos 1980 – quando o tráfico tinha um vínculo moral com a população – e a filha se dedica ao comércio ilegal nos dias atuais.

O embate ideológico entre pai e filha se desenvolve através de um jogo cênico no qual nenhuma posição é fixa e os quatro atores se alternam sucessivamente nos dois papéis. Sendo a crítica social um elemento sempre presente nos trabalhos da Cia. Marginal, em Eles Não Usam Tênis Naique o grupo utiliza o recurso da rotatividade entre os artistas para explorar a complexidade do tema do tráfico de drogas a partir de diferentes pontos de vista.

Atuam no espetáculo os atores Geandra Nobre, Jaqueline Andrade, Phellipe Azevedo e Wallace Lino e o músico Rodrigo Souza. A peça conta com interpretação na Língua Brasileira de Sinais (Libras).

A Cia. Marginal

Além dos artistas que integram o espetáculo, fazem parte do grupo Diogo Vitor e Priscilla Monteiro, bem como uma série de colaboradores. São atores e atrizes de diferentes origens, formações e experiências, que falam em suas produções sobre relações sociais e pessoais, sempre buscando atravessar fronteiras. Suas realizações – os espetáculos Qual É a Nossa Cara? (2007), Ô, Lili (2011) e In_Trânsito (2013) e a performance Você Faz Parte de uma Guerra? (2005) – têm o apoio da Rede de Desenvolvimento da Maré (Redes) e são amplamente reconhecidas no cenário teatral carioca e brasileiro.

Eles Não Usam Tênis Naique
terça 1 de agosto de 2017
às 20h
[duração aproximada: 75 minutos]
Sala Itaú Cultural (piso térreo) – 224 lugares

Entrada gratuita

distribuição de ingressos
público preferencial: duas horas antes do espetáculo | com direito a um acompanhante
público não preferencial: uma hora antes do espetáculo | um ingresso por pessoa

Clique aqui para saber mais sobre a distribuição de ingressos.

[classificação indicativa: 14 anos]

Compartilhe