Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Em Cena Sonora - Road Movie Dance

Dudu Tsuda e Lali Krotoszynski, 2008, 7m40s Uma narração feminina descreve detalhadamente o movimento entre duas pessoas, como se...

Publicado em 25/02/2013

Atualizado às 20:32 de 02/08/2018

Ouça a playlist: Playlist: Em Cena Sonora - Road Movie Dance

Dudu Tsuda e Lali Krotoszynski , 2008, 7m40s

Uma narração feminina descreve detalhadamente o movimento entre duas pessoas, como se estivessem dançando entrelaçadas. Seguida de uma trilha sonora psicodélica, a narrativa ativa a imaginação do ouvinte num repertório de imagens e movimentos contínuos.

Leia relato de Lali Krotoszynski sobre o processo de criação de Road Movie Dance e ouça os dois estudos feitos para o programa: rua sem saída 1 e rua sem saída 2.

"Encosto um pé no chão. Depois o outro. Com um impulso no quadril os joelhos esticam. Estou em pé e me afasto do sofá com manta verde da casa do Dudu. Vamos para seu pequeno estúdio. é o nosso quarto encontro de criação para o Em Cena Sonora. Tínhamos um palpite que o nosso encontro funcionaria para a ideia, a Google Dance.

Pés sobre as pedras, gravador na mão, e nenhum roteiro em mente. Como no oráculo, seguíamos sem vela no mar das nossas experiências auditivas. Como prever a percepção audiofônica de uma transmissão cinética? Não prevemos. Os sons foram entrecortados, e uma primeira cena se formou aos moldes do corpo esquisito. Não funcionou. Mas continuamos atentos para a direção do vento, e seguimos o caminho dos textos psicotelepáticos cênicos. Do surrealismo mantivemos a colagem, e o livre-arbítrio dionisíaco. E, quando nasceu, tamanha não foi a surpresa de encontrar dois cestinhos. Não fosse pelo soar de suas vozes, diríamos que eram idênticos."

Em Cena Sonora reúne programas experimentais que misturam artes cênicas com peças de áudio. O desafio proposto pelo Itaú Cultural ao curador, Ricardo Carioba, e aos artistas de várias origens - músicos, bailarinos, atores, diretores, poetas, coreógrafos - foi a produção de uma paisagem sonora que dialogasse com a dança ou com a linguagem teatral.

Ouça a série na íntegra clicando aqui.

Compartilhe