Em parceria com o Itaú Cultural, o Teatrojornal – Leituras de Cena promove o Encontro com o Espectador como parte da programação formativa de artes cênicas. A conversa, triangulada entre artistas, críticos e espectadores, se propõe a analisar um espetáculo teatral. Em setembro, a peça em pauta é Navalha na Carne Negra, do diretor José Fernando Peixoto de Azevedo, que participa do debate com o ator Rodrigo dos Santos. A mediação é do crítico teatral Kil Abreu.

Navalha na Carne Negra é uma montagem de Navalha na Carne, texto de Plínio Marcos que em 2017 completou 50 anos. A peça conta a história da prostituta Neusa, do cafetão Vado e do camareiro Veludo, que se envolvem em disputas de poder. O olhar de Azevedo, com Santos e os demais atores, Lucelia Sergio e Raphael Garcia, ressalta na dramaturgia a problemática do corpo negro, do racismo. Para o crítico Luis Carlos Merten, a versão é um “novo paradigma” para a obra de Marcos.

José Fernando Peixoto de Azevedo é diretor, dramaturgo e pesquisador. É doutor em estética e filosofia contemporânea pela Universidade de São Paulo (USP), tendo tratado da obra de Bertolt Brecht (1898-1956) na sua tese. Criou o grupo Teatro de Narradores, que atuou até 2017. Colabora com Os Crespos e é professor da Escola de Arte Dramática da USP. Também atua como curador de festivais, seminários e encontros.

Rodrigo dos Santos é ator, diretor, pesquisador, contramestre da Escola de Capoeira Angola Marrom e Alunos, na cidade do Rio de Janeiro, e ogã do terreiro Ilè Omiojúàró, em Nova Iguaçu, no estado do Rio. É bacharel e mestre em filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É também diretor artístico da Cia. dos Atores, tendo atuado em mais de 40 espetáculos, além de trabalhos audiovisuais.

O Encontro com o Espectador é uma série de conversas entre críticos, artistas e o público sobre um espetáculo, realizado em parceria com o site de crítica teatral Teatrojornal – Leituras de Cena, criado em 2010.

Encontro com o Espectador [com interpretação em Libras]
domingo 30 de setembro de 2018
às 15h
[duração aproximada: 120 minutos]
Sala Vermelha (piso 3) – 70 lugares

Entrada gratuita

distribuição de ingressos
público preferencial: uma hora antes do evento, com direito a um acompanhante – ingressos liberados apenas na presença do preferencial e do acompanhante | público não-preferencial: uma hora antes do evento, um ingresso por pessoa

[livre para todos os públicos]

Clique aqui para saber mais sobre a distribuição de ingressos.

Veja também