Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Encontro com Professores – março de 2017 - esgotado

O primeiro módulo do ano fala do olhar estrangeiro sobre o Brasil e o indígena

Publicado em 03/02/2017

Atualizado às 11:36 de 06/06/2022

Libras

>>>Inscrições encerradas<<<

O Encontro com Professores continua em quatro novos módulos durante o primeiro semestre de 2017. O programa de formação tem como objetivo promover a aproximação entre os professores das redes pública e privada e o Núcleo de Educação e Relacionamento do Itaú Cultural. Nele os docentes conhecem mais sobre as coleções Brasiliana e Numismática do Espaço Olavo Setubal e podem elaborar estratégias didáticas multidisciplinares, aplicando a arte no ensino de geografia, história e ciências, por exemplo.

Veja também:
Encontro com Professores 2016 - galeria

O encontro de março, o primeiro do ano, é guiado pelo tema Bom Selvagem ou Mau Civilizado? – a Visão sobre o Indígena a Partir do Século XVI. O intuito é partir da observação do olhar estrangeiro sobre os povos que constituíam o Brasil na época das navegações europeias. A atividade será ministrada pelo educador Lucas Takahashi, formado em artes visuais e que faz pesquisas relacionadas à iconografia e a relatos de viagens dos séculos XVI e XIX.

A coleção Brasiliana é composta de obras que podem ajudar a compreender esse olhar sobre os indígenas e o próprio Brasil, o qual transita entre o paraíso e o inferno. Essas interpretações se mostram influentes no fortalecimento de estereótipos e ainda hoje repercutem na cultura brasileira.

Participando de no mínimo dois encontros, o professor da rede pública da Grande São Paulo pode solicitar um ônibus gratuito ao Itaú Cultural para uma visita à exposição com seus alunos.

As inscrições aconteceram a partir do dia 21 de fevereiro e foram encerradas no dia 22 de fevereiro. Mais informações pelo telefone 2168 1876, de terça a sexta, das 9h às 20h.

Bom Selvagem ou Mau Civilizado? – a Visão sobre o Indígena a Partir do Século XVI

sábado 4 de março de 2017
10h às 13h
Sala Vermelha
35 vagas

Compartilhe