Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Encontro Memória e Gestão de Acervos: Arte, Arquitetura e Design

O evento discute a especificidade da organização de diversos tipos de acervos

Publicado em 13/10/2016

Atualizado às 10:33 de 03/08/2018

Libras

Desde 1987, o Itaú Cultural tem se dedicado à pesquisa, coleta, tratamento e informatização de dados sobre as artes e a cultura no Brasil. Nos últimos 12 anos, desenvolveu, entre suas iniciativas, ações relacionadas aos processos de recuperação, organização e digitalização de acervos. No mês de outubro, em resposta à crescente demanda por espaços de discussão e compartilhamento de experiências de salvaguarda de dados relativos à produção artística, o Itaú Cultural realiza o encontro Memória e Gestão de Acervos: Arte, Arquitetura e Design.

O evento acontece ao longo dos dias 25, 26 e 27 e conta com a participação de instituições e projetos nacionais e internacionais, entre eles o Museu Torres García, o Museu da Casa Brasileira e o Instituto Inhotim. Em quatro mesas de debate, a ideia é discutir a especificidade da organização de acervos de arte, arquitetura e design.

A primeira delas, que acontece no dia 25, toma como exemplo os acervos dos artistas Rubens Gerchman e Joaquín Torres García, trabalhos iniciados por seus herdeiros e, posteriormente, institucionalizados. Mediados por Claudia Porto, do Conselho Internacional de Museus (Icom), os convidados são representantes do Instituto Rubens Gerchman (Brasil) e do Museu Torres García (Uruguai).

No segundo dia, duas mesas compõe a programação. A primeira mesa recebe Renata Aragão e Laise Rangel, do Acervo Sérgio Rodrigues, Ian Diesendruck, do Instituto Campana, e Giancarlo Latorraca, do Museu da Casa Brasileira. A mediação é de Gerson de Oliveira (, Ovo). Em seguida, o evento conta com a presença de Julieta Sobral, da Casa de Lucio Costa, e de Rosa Artigas, do Acervo Vilanova Artigas, em mesa sob a mediação de Gabriel Kogan.

No dia 27, a mesa que encerra o evento tem a participação de Maria Eugenia Salcedo Repolês, do Instituto Inhotim, de Eduarda de Aquino, do Acervo Angelo de Aquino, e de Vera Hamburguer, do Acervo Flávio Império. Tânia Rodrigues, responsável pelo Núcleo de Enciclopédia do Itaú Cultural, é a mediadora da conversa.

Mais informações na aba Programação.

Encontro Memória e Gestão de Acervos: Arte, Arquitetura e Design
terça 25 quarta 26 e quinta 27 de outubro de 2016
Sala Vermelha (piso 3) – 70 lugares

Entrada gratuita
[distribuição de ingressos
público preferencial: duas horas antes do espetáculo | com direito a um acompanhante
público não preferencial: uma hora antes do espetáculo | um ingresso por pessoa]

[livre para todos os públicos]

 

Compartilhe