Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Encontros de Cinema

Debates sobre os novos formatos dos roteiros para cinema e televisão e workshops sobre a produção de projetos audiovisuais

Publicado em 26/08/2015

Atualizado às 14:32 de 10/08/2018

O roteiro é o protagonista da segunda edição do Encontros de Cinema, de 9 a 13 de setembro. Nesse período, profissionais do cinema e da televisão discutem como criar para o público infantojuventil, a tensão entre o cinema de autor e o de entretenimento, o mercado dos reality shows e os limites dos manuais sobre como fazer narrativas. São debates e workshops, com curadoria dos roteiristas Keka Reis e Marcelo Starobinas – ambos, integrantes da Autores de Cinema (AC), parceira na produção do evento.

A mesa de abertura, no dia 9, às 20h, é O Cinema na Era da TV, com a presença de Anna Muylaert e Luiz Bolognesi, além da mediação de Maria Camargo. Nos dias seguintes, outros quatro debates.

No dia 10, às 18h, As Crianças, os Adolescentes e as Histórias, sobre como produzir conteúdo para essas faixas etárias, com Beth Carmona, Tatiana Nequete e Índigo, mediadas por Andréa Midori Simão. No mesmo dia, às 20h, Entre a Realização Autoral e o Grande Público, sobre a polarização entre os filmes mais voltados para o entretenimento e os que experimentam com a linguagem audiovisual, com Fellipe Barbosa, Paulo Cursino e Juliana Rojas, mediados por Marcelo Starobinas.

No dia 11, às 18h, Narrativas Reais discute as especificidades do roteiro de reality show, formato mais produzido na TV paga brasileira, com Roberto d’Avila, Flavio Queiroz e Carô Ziskind – a mediação é de Gabriel Priolli. Já às 20h, Manual de Roteiro: Entender para Subverter? põe em questão as regras e os esquemas criativos usados no desenvolvimento das histórias, com Elena Soarez, Adirley Queirós e Daniel Tubau – e mediação de Thiago Dottori.

Workshops

São quatro workshops. No dia 12 de setembro, os dois primeiros: às 9h30, Direitos Autorais, com Guilherme Carboni; e, às 14h, Conteúdo e Apresentação, com Julia Priolli. No dia 13, os restantes: às 9h30, Pitching, com Fernanda De Capua; às 14h, Formatação de Projetos, com Mariana Brasil. As inscrições estão abertas desde o dia 26 de agosto, pelo telefone 11 2168 1876, de terça a sexta, das 9h às 20h, com 25 vagas disponíveis para cada um.

Confira outras informações sobre as mesas e as minibiografias dos participantes na aba Programação. Na aba Vídeos, acesse as entrevistas com os convidados da primeira edição do Encontros.

Encontros de Cinema
quarta 9 a domingo 13 de setembro
mesas às 18h e às 20h
workshops às 9h30 e às 14h

[livre para todos os públicos]

Mesas – Sala Itaú Cultural (249 lugares)
Workshops – Sala Vermelha (70 lugares)

Gratuito – ingressos distribuídos com meia hora de antecedência

Compartilhe