Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Entreolhares – Workshop A Cidade no Desenho

Carla Caffé explora a linguagem do desenho como forma de investigação e análise do espaço urbano – as inscrições começam 1º de agosto

Publicado em 26/07/2017

Atualizado às 12:43 de 03/08/2018

Desde 2014, Entreolhares realiza conversas e oficinas com o objetivo de estimular a troca entre profissionais, estudantes e interessados de forma geral na produção artística. Com diferentes temáticas, o programa de formação em artes visuais já abordou a edição de vídeos em tempo real, a construção cultural através da fotografia e as possíveis relações entre arte e arquitetura.

Confira os selecionados

Neste ano, são quatro encontros ministrados por mulheres que trabalham a arte em relação ao mundo contemporâneo – o primeiro, realizado em abril, foi comandado por Berna Reale e levantou discussões sobre projetos de ações urbanas e performáticas. Neste segundo workshop, Carla Caffé explora a linguagem do desenho como forma de investigação e análise do espaço urbano. As aulas, que acontecem nos dias 19 e 20 de agosto, serão divididas em duas etapas: na primeira apresentam-se referências de trabalhos artísticos; na segunda, o grupo é convidado para se deslocar para o espaço público e desenhar a cidade – o local será escolhido pela turma.

Carla aponta três objetivos do encontro: despertar o reconhecimento do patrimônio público da cidade, além de refletir sobre seus espaços degradados; reconhecer a paisagem que construímos e desfrutamos, estimulando o vínculo afetivo; e facilitar o processo de educação do olhar para redescobrir a cidade.

A atividade é voltada para pessoas que gostam de desenhar – mais especificamente de desenho de observação – e que têm interesse pelo espaço público, pelo desenho na rua, pelo cotidiano urbano e por comentar graficamente uma experiência da cidade. Para participar, é necessário se inscrever entre os dias 1º e 10 de agosto neste link. A lista com os selecionados será divulgada no dia 15 de agosto.

Carla Caffé é formada em arquitetura e trabalha com ilustração, design gráfico, arte, teatro e cinema. Fez a direção de arte de diversos filmes, entre eles Era o Hotel Cambridge, de Eliane Caffé; Central do Brasil, de Walter Salles; e Narradores de Javé, de Eliane Caffé. É autora dos livros Era o Hotel Cambridge – Arquitetura, Cinema e Educação; A(e)rea Paulista; Av. Paulista; e São Paulo na Linha. Atualmente é professora de desenho na Escola da Cidade – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e em oficinas no Sesc Pompeia.

Entreolhares – Workshop A Cidade no Desenho, com Carla Caffé
sábado 19 e domingo 20 de agosto de 2017
sábado 11h às 17h30 [com 90 minutos de intervalo] | domingo 10h às 14h
Sala Vermelha (piso 3)

Entrada gratuita (25 vagas) – as inscrições vão de 1º a 10 de agosto. Os selecionados serão divulgados neste site no dia 15 de agosto.

[livre para todos os públicos]

Compartilhe