Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Escola do Auditório

Apresentação de encerramento do ano letivo presta homenagem a Paulinho da Viola

Publicado em 19/11/2015

Atualizado às 10:18 de 03/08/2018

 

Celebrando o final das atividades de 2015, alunos de diferentes formações da Escola do Auditório – Coro do Auditório, Iniciação Musical, Orquestra Brasileira do Auditório (OBA), Obinha e Orquestra Furiosa do Auditório (Furiosa) – sobem ao palco para apresentar um espetáculo especial, sob regência de Nailor Proveta, Edson José Alves, Paula Valente, José Roberto Branco e Daniel Reginato. O concerto conta com a participação do cantor, compositor, violinista e arranjador Sérgio Santos e de Xênia França, do grupo Aláfia, como mestre de cerimônias.

Durante todo este ano, os jovens estudantes se aprofundaram na história do samba e na obra de Paulinho da Viola, revisitando a trajetória desse cantor, compositor e violonista carioca. Agora, prestam uma homenagem ao artista, apresentando algumas de suas obras – como “Coração Leviano”, “Foi um Rio que Passou em Minha Vida” e “Sinal Fechado” –, além de composições de Cartola (“Amor Proibido”) e Nelson Cavaquinho e José Ribeiro (“História de um Valente”), entre outros grandes nomes que também influenciaram a música de Paulinho.

Segundo Nailor Proveta, diretor artístico-pedagógico da Escola do Auditório – sob gestão do Itaú Cultural desde 2011 –, a proposta sempre teve um cunho pedagógico. Além de aprender a tocar um instrumento, os alunos desenvolvem a percepção musical e conhecem a história da música brasileira. “E a gente conseguiu neste ano, de fato, falar sobre as raízes do samba”, diz Proveta. “O repertório traz um pouco dos aspectos desse gênero musical, desde as batucadas e os maxixes, até os sambas mais sincopados, balançados e sofisticados. [...] Por isso foi tão importante falar sobre o Paulinho da Viola, que veio de lá”, explica.

Ao lado da Orquestra Brasileira do Auditório (OBA), de Nailor Proveta e de Edson José Alves, o cantor Sérgio Santos faz uma participação especial, durante a execução das composições “Um Choro” e “Artigo de Luxo”, de autoria própria. “O Sérgio tem tudo a ver com a homenagem. Ele é um compositor que tem um trabalho voltado para o samba”, diz Proveta.

A escolha dos autores e os estilos musicais trabalhados nos arranjos desta apresentação – de autoria de Nailor Proveta, Edson José Alves, Wilson Alves e Renato Spinosa – refletem a filosofia da Escola do Auditório, que se dedica exclusivamente à música brasileira, com especial atenção para o universo popular. Desde o início das atividades, já formou três turmas (38 alunos) em seus cursos livres, proporcionando a esses jovens a oportunidade de iniciar e desenvolver suas carreiras na música, muitas vezes, dentro do próprio Auditório, que já conta com ex-alunos atuando como professores e assistentes de regência.

Ainda segundo Proveta, o aluno da Escola do Auditório, “uma das únicas do Brasil que trabalham com a possibilidade de unir popular e erudito [...] sai pronto para tocar, para fazer qualquer universidade (com professores da música clássica) e, ainda, com a enorme vantagem de já conhecer a música brasileira, o repertório, a linguagem”, explica. “Mais do que formação, com professores que se preocupam com os alunos como músicos, a escola se preocupa em formar seres humanos melhores”, diz. “Quanto você tem de bom para preparar uma pessoa? É isso o que nós fazemos aqui”, conclui.

Escola do Auditório
sábado 5 de dezembro de 2015
às 21h
domingo 6 de dezembro de 2015
às 19h
Gratuito. Distribuição de ingressos na bilheteria do Auditório, uma hora e meia antes da apresentação.
[livre para todos os públicos]

Compartilhe