A cada edição de Escritor-Leitor - A Criação do Personagem, um escritor conta quais os personagens da literatura mais o influenciaram, além de relatar como cria e desenvolve suas figuras ficcionais. Leituras de trechos de obras escolhidas pelo convidado completam a programação.

No player ao lado, você tem acesso à série completa, podendo ouvir todos os programas na ordem descrita abaixo. Se quiser, pode avançar ou voltar para programas que já ouviu, usando as setas localizadas nas laterais do player.

Caso prefira ouvir um programa de cada vez, separadamente, clique nos nomes dos escritores, na lista abaixo.

1. Ronaldo Correia de Brito
Médico, escritor e dramaturgo, Ronaldo Correia de Brito revela quais personagens da Literatura mais influenciaram sua produção. No programa, ele explica seu processo de criação e lê trechos de sua obra. Programa gravado em São Paulo, em setembro de 2011. Duração: 30 minutos.

2. Cristovão Tezza
A importância do personagem na narrativa, as principais referências literárias e o processo de criação de suas obras são os temas deste depoimento do escritor Cristovão Tezza. No programa, o autor revela como surgiram alguns personagens de seus livros e lê fragmentos de Trapo, um de romances. Programa gravado em São Paulo, em setembro de 2011. Duração: 30 minutos.

3. João Gilberto Noll
Romancista e contista, o gaúcho João Gilberto Noll é autor de treze títulos, entre eles O Cego e a Dançarina, Bandoleiros, Harmada, Berkeley em Bellagio e Acenos e Afagos. O conto Nunca Fomos Tão Felizes foi adaptado para o cinema por Murilo Salles. Ex-professor convidado da Universidade de Berkeley (EUA), tem livros traduzidos para o espanhol, o italiano e o inglês. Programa gravado em seu apartamento, no centro de Porto Alegre, em novembro de 2008. Duração: 30 minutos.

4. Cíntia Moscovich
Contista, romancista e cronista, a gaúcha Cíntia Moscovich é autora dos livros O Reino das Cebolas, Arquitetura do Arco-Íris e Anotações Durante o Incêndio, entre outros. Jornalista e mestra em teoria literária, tem contos publicados nas antologias Geração 90: Manuscritos de Computador, Ficções Fraternas e Contos Cruéis. Programa gravado em sua casa, no bairro Moinhos de Vento, Porto Alegre, em novembro de 2008. Duração: 30 minutos.

5. Sérgio Sant'Anna
Autor de livros de poesia, contos, romances e peças teatrais, o escritor Sérgio Sant'Anna se filia a uma tradição de literatura inventiva e transgressiva. Seus livros mais conhecidos são Confissões de Ralfo, O Concerto de João Gilberto no Rio de Janeiro, O Vôo da Madrugada e A Senhorita Simpson, adaptado para o cinema com o título de Bossa Nova. O romance Um Crime Delicado também virou filme pelas mãos do diretor Beto Brant. Programa gravado no Rio de Janeiro, em novembro de 2008. Duração: 30 minutos.

6. Bernardo Carvalho
Escritor e jornalista, Bernardo Carvalho estreou na literatura com o livro de contos Aberração, em 1993. Posteriormente, publicou oito romances, entre eles Os Bêbados e os Sonâmbulos, Teatro, Medo de Sade e O Sol se Põe em São Paulo. Ganhou os prêmios APCA e Portugal Telecom com os romances Mongólia e Nove Noites. Programa gravado em São Paulo, em outubro de 2008. Duração: 30 minutos.

7. Ivana Arruda Leite
A escritora e mestra em sociologia pela Universidade de São Paulo (USP) Ivana Arruda Leite revela o processo de criação de seus personagens e lê contos de seus principais livros. É autora de Falo de Mulher (Ateliê) e Ao Homem Que Não Me Quis (Agir), finalista do Prêmio Jabuti 2005. Programa gravado em São Paulo, em novembro de 2007. Duração: 30 minutos

8. Eva Furnari
Com mais de 2 milhões de livros vendidos no Brasil e na América Latina, a ilustradora e escritora ítalo-brasileira Eva Furnari conta ao ouvinte do Escritor-Leitor como cria seus personagens. Neste programa, a autora também revela quais os personagens de outros escritores que mais influenciaram sua produção. Programa gravado em São Paulo, em outubro de 2007. Duração: 30 minutos.

9. Marçal Aquino
O escritor, jornalista e roteirista conta como é o trabalho de criação de seus personagens. Marçal revela também os personagens de outros autores que mais o influenciaram desde as primeiras leituras. Programa gravado em São Paulo, em outubro de 2007. Duração: 30 minutos.

10. Ricardo Azevedo
Autor de mais de cem obras para crianças e jovens, o escritor e ilustrador paulista Ricardo Azevedo fala ao programa Escritor-Leitor sobre o processo de criação dos personagens de seus principais livros. Programa gravado em São Paulo, em outubro de 2007. Duração: 30 minutos.

11. João Silvério Trevisan
O escritor, jornalista, roteirista e tradutor paulista João Silvério Trevisan revela ao programa qual é seu personagem literário preferido. Trevisan também lê um trecho de seu novo romance, ainda inédito, O Rei do Cheiro. Programa gravado em São Paulo, em setembro de 2007. Duração: 30 minutos.

12. Ivan Angelo
O escritor e jornalista mineiro Ivan Angelo fala sobre o romance Pode Me Beijar se Quiser (Ática, 1997), premiado pela Associação Paulista de Críticos de Arte na categoria Juvenil. Revela também o processo de criação de alguns de seus principais personagens. Programa gravado em São Paulo, em agosto de 2007. Duração: 30 minutos.

13. Luiz Ruffato
O escritor e jornalista Luiz Ruffato fala sobre a criação dos personagens de Mamma, Son Tanto Felice, um dos volumes da trilogia Inferno Provisório, e revela quais personagens de outros autores mais o impactaram, desde as primeiras leituras. Programa gravado em São Paulo, em agosto de 2007. Duração 30 minutos.

14. Ignácio de Loyola Brandão
O escritor e jornalista Ignácio de Loyola Brandão fala da criação dos personagens de um de seus livros mais vendidos, o romance Não Verás País Nenhum, que em 2007 completa 25 anos de lançamento. Programa gravado em São Paulo, em agosto de 2007. Duração: 30 minutos.

15. Evandro Ferreira
O escritor mineiro Evandro Affonso Ferreira fala sobre a construção de seus personagens e a importância da forma e da linguagem em sua produção. Revela também quais são os personagens de outros autores que o influenciaram. Programa gravado em São Paulo, em julho de 2007. Duração: 30 minutos.

16. Márcio Souza
O autor de Galvez, Imperador do Acre, Márcio Souza revela para o ouvinte-leitor quais personagens da literatura mais o impactaram e como é o processo de criação de seus personagens. Programa gravado em São Paulo, em junho de 2007. Duração: 30 minutos.

17. Raimundo Carrero
O escritor pernambucano Raimundo Carrero revela para o ouvinte-leitor quais personagens da literatura mais o impactaram e como é o processo de criação de seus personagens. Programa gravado em São Paulo, em junho de 2007. Duração: 30 minutos.

18. Milton Hatoum
Milton Hatoum revela para o ouvinte-leitor quais personagens da literatura mais o impactaram e como é o processo de criação dos seus. Gravado em maio de 2007, em São Paulo, por José Castello. Duração 30 minutos.

19. Ana Maria Gonçalves
Ana Maria Gonçalves conta as origens reais e imaginárias de sua personagem Kehinde, de Um Defeito de Cor, e revela seu processo de construção ficcional. Escolhe analisar Diadorim, de Grande Sertão: Veredas, do escritor mineiro Guimarães Rosa, e apresenta, em primeira mão, um trecho de seu novo livro infantojuvenil Quem é Josenildo. Gravado em maio de 2015, durante o evento Escritora-Leitora no Itaú Cultural. Duração: 27 minutos.

20. Adriana Lunardi
Adriana Lunardi nos fala de como seu livro preferido na infância é capaz de influenciá-la até hoje como autora. Revela o processo de criação dos contos no livro Vésperas, em que partiu da vida de mulheres escritoras, como Clarice Lispector e Ana Cristina Cesar, para criar personagens retratadas nos últimos dias de sua vida. Adriana também lê um trecho do conto Um Homem Célebre, de Machado de Assis, e comenta a ironia na construção de Pestana – o compositor de polcas dessa história. Gravado em maio de 2015, durante o evento Escritora-Leitora no Itaú Cultural. Duração: 27 minutos.

21. Conceição Evaristo
A mineira Conceição Evaristo celebra a literatura não apenas em sua versão impressa nos livros, mas também como história falada. A autora conta que cresceu em meio a muitos causos da tradição oral, mas foi O Diário de Anne Frank que despertou nela o desejo de escrever. Neste programa, Conceição também lê um trecho do livro O Alegre Canto da Perdiz, da escritora moçambicana Paulina Chiziane, e recita o conto "Olhos d'Água", de seu livro homônimo. Gravado em maio de 2015, durante o evento Escritora-Leitora, no Itaú Cultural (São Paulo/SP). Duração: 27 minutos.

22. Eliane Brum
Eliane Brum fala sobre sua relação com a literatura e conta que ler sempre foi se deixar possuir pelos personagens. Para ela, esta capacidade que ganhou através da leitura, de poder entrar em outro corpo, é fundamental para seu trabalho como repórter e também como ficcionista. Além de explicar o processo de criação e ler um trecho de seu romance Uma Duas, Eliane analisa o personagem Bartleby, criado pelo escritor Herman Melville. Gravado em maio de 2015, durante o evento Escritora-Leitora, no Itaú Cultural (São Paulo/SP). Duração: 27 minutos.

23. Índigo
Índigo nos conta como a figura da bruxa na literatura se tornou seu gênero favorito de personagem. Apresenta um trecho de As Brumas de Avalon, de Marion Zimmer Bradley, para falar da feiticeira Morgana. A premiada autora de livros infantojuvenis revela seu interesse maior pela criação de personagens não humanos e comenta o processo de construção do Pinguim Tupiniquim e de seus famosos parasitas Glauber e Hilda – respectivamente, um ácaro e uma pulga. Gravado em maio de 2015, durante o evento Escritora-Leitora, no Itaú Cultural (São Paulo/SP). Duração: 27 minutos.

24. Maria José Silveira
Maria José Silveira nasceu em Goiás e vive em São Paulo. A escritora de ficção apresenta um trecho de Olho de Gato, da canadense Margareth Atwood, com quem aprendeu a importância da infância e da juventude na construção de um personagem. A esses elementos Maria José acrescenta o olhar político como algo fundamental na criação. Ela exemplifica com o trecho de seu romance Pauliceia de Mil Dentes, destacando nele o personagem Jonerval, um pastor que funda a Igreja da Permissão Divina. Gravado em maio de 2015, durante o evento Escritora-Leitora, no Itaú Cultural (São Paulo/SP). Duração: 27 minutos.

25. Paloma Vidal
Paloma Vidal, que nasceu na Argentina e se mudou para o Brasil aos 2 anos de idade, nos conta como cria personagens desde a primeira infância. Ela apresenta um trecho do romance Diário da Guerra do Porco, do escritor argentino Adolfo Bioy Casares, e comenta seu interesse pelo que está entre a delicadeza e a estupidez do protagonista Isidro Vidal, que influenciou a escrita de Mar Azul, romance publicado em 2012 e cuja personagem principal lida com a velhice e o deslocamento. Gravado em maio de 2015, durante o evento Escritora-Leitora, no Itaú Cultural (São Paulo/SP). Duração: 27 minutos.

26. Carola Saavedra
A romancista Carola Saavedra revela seu interesse em um tipo específico de personagem – o personagem-leitor – e analisa a decepção que Flaubert construiu em Madame Bovary ante a comparação da realidade com a ficção. A escritora conta como busca nela mesma a vida para os personagens que cria e lê um trecho de seu romance O Inventário das Coisas Ausentes. Gravado em maio de 2015, durante o evento Escritora-Leitora, no Itaú Cultural (São Paulo/SP). Duração: 27 minutos.