Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Especial Escola do Auditório – Formandos 2016

Os jovens instrumentistas se apresentam em diferentes formações e com convidados especiais

Publicado em 11/04/2017

Atualizado às 10:48 de 03/08/2018

No sábado 29 de abril, às 20h, acontece o Especial Escola do Auditório – Formandos 2016, espetáculo de celebração da formatura de 17 ex-alunos* que compõem a quarta turma de formandos da Escola do Auditório.

Durante o concerto, sob a regência de Nailor Proveta e com a participação especial dos músicos Beatriz Pacheco, Edson José Alves, James Yamauti, José Luiz Braz, Liw Ferreira, Rogério Clementino e Walmir Gil, os jovens instrumentistas se apresentam em diferentes formações e acompanhados por alunos e ex-alunos já formados.

O repertório do espetáculo, que traz canções de nomes como Pixinguinha e Benedito Lacerda, João Bosco, Dori Caymmi e Milton Nascimento – além de composições e arranjos de alguns dos 17 ex-alunos –, destaca o encontro musical de diversas culturas e a contemporaneidade das letras, que trazem à tona questões importantes da nossa sociedade.

Segundo Nailor Proveta, músico, compositor, arranjador e diretor artístico-pedagógico da Escola do Auditório, um dos diferenciais desta apresentação com relação a concertos de anos anteriores é o fato de que os instrumentistas não dividirão o palco com nenhum artista renomado, o que faz com que se arrisquem mais durante o espetáculo.

“A responsabilidade aqui é muito maior”, conta Proveta. “Eles têm amigos, professores, alunos e outros ex-alunos participando do concerto, mas são eles que vão solar, colocando à prova as próprias experiências e a expectativa de quem está esperando para ouvir a composição”, acrescenta. “Esses jovens olharam para dentro da escola, o que é desafiador. Fico feliz com essa decisão, já que é isso que eles têm de levar para a vida e para a música deles.”

Proveta diz ainda que a escolha de canções como “Vovô Manuel” (da qual é compositor e arranjador), “Linha de Passe” (João Bosco) e “De Volta pro Meu Aconchego” (Dominguinhos) mostra a coerência dos formandos com a linha de trabalho da Escola do Auditório, que apresenta a música não só como estrutura de educação, mas também como algo que relaciona o sistema social vigente com a própria história de vida dos alunos.

“Eles optaram pela música do Dominguinhos, por exemplo, porque de certa forma essa escola é o aconchego deles. E aconchego tem a ver também com família”, diz Proveta. “Além disso, as composições autorais – 'Muito Obrigado' [Luan Charles], 'Fala' [Dineia Silva] e 'Composição I – Rastapé' [Laila Siqueira] – mostram o reconhecimento e a gratidão deles na busca pelos próprios caminhos”, fala. “Acho que essa turma tem uma grande visão sobre diversas questões, como a sociedade, o respeito e a família. É sensacional notar isso, mesmo com todas as adversidades existentes e que os rodeiam. Eles vão levar essa experiência como referência para onde quer que forem.”

A Escola do Auditório
Sob a gestão do Itaú Cultural desde 2011, oferece cursos de música brasileira, com duração de cinco anos, a até 170 estudantes (a partir de 12 anos de idade) da rede pública de ensino que residam no município de São Paulo. O objetivo é proporcionar uma sólida formação na área da música popular, unindo teoria e prática.

Os estudantes aprendem a tocar um instrumento, desenvolvem a percepção musical e conhecem a história da música brasileira, seus estilos e seus personagens. Dando coesão e direcionamento ao ensino, o repertório é focado em autores brasileiros, tanto nas aulas quanto nas apresentações realizadas pelos diversos grupos da Escola.

Desde o início das atividades, a Escola do Auditório formou quatro turmas (61 alunos), proporcionando a esses jovens a oportunidade de iniciar e desenvolver carreira na música, muitas vezes no próprio Auditório, que já conta com ex-alunos atuando como professores e como assistentes de regente.
 
* Formandos 2016
Ana Paula Marcelino, Arthur Nogueira Carrazedo, Déborah Castolline, Dineia Silva, Edinho Zeferino, Ellen Arruda, Gabriel Torres, Gabrielle Rainer, Késia Pessoa, Laila Siqueira, Luan Charles, Moisés Aguiar, Stefania Corbani, Tabatha Sanches, Thomaz Eloy, Tiago Almeida e Vanessa Larissa

Especial Escola do Auditório - Formandos 2016
sábado 29 de abril de 2017
às 20h
[duração aproximada: 90 minutos]

[Entrada gratuita. Os ingressos serão distribuídos na bilheteria do Auditório, uma hora e meia antes da apresentação. Limite de dois ingressos por pessoa. Sujeito à lotação da casa.]

[livre para todos os públicos]

Compartilhe