Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Vestido de Noiva - Rodolfo Garcia Vásquez

Obra de referência no teatro brasileiro que incorpora as mais notórias conquistas da modernidade cênica, marcando o encontro do texto de...

Publicado em 17/05/2012

Atualizado às 15:00 de 13/08/2017

Obra de referência no teatro brasileiro que incorpora as mais notórias conquistas da modernidade cênica, marcando o encontro do texto de Nelson Rodrigues com uma encenação de excepcional qualidade de Ziembinski para o grupo carioca Os Comediantes. O texto é retomado por Sergio Cardoso em 1958, numa nova montagem também histórica, realização que projeta a sua companhia em parceria com Nydia Licia.

O autor situa sua obra como uma trama de "ações simultâneas em tempos diferentes". A partir do acidente de que é vítima, "a protagonista Alaíde, em estado de choque, reconstitui os acontecimentos marcantes de seu passado próximo e se entrega às fantasias do subconsciente, encontrando-se no território do imaginário com Madame Clessi, a mundana de existência aventurosa, com quem se identifica e se compensa do cotidiano insatisfatório. A matéria primordial de Vestido de Noiva é, assim, a projeção exterior da mente de Alaíde",1 conforme grifa Sábato Magaldi.

O enredo é bastante simples: duas irmãs lutam entre si pela posse de um homem, ele que, casando-se com uma delas, não deixa de cortejar a outra. A morte de Alaíde - sem que fique esclarecido se acidental ou provocada - estende um manto de mistério sobre este triângulo de criaturas, marcado pelos confrontos, a inveja e o rancor. Nem o casamento com o viúvo livra Lúcia, a irmã, da infelicidade.

Compartilhe