Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Estado Imediato

Espetáculo mistura ritmos para discutir a relação de artista e público na dança contemporânea

Publicado em 24/08/2016

Atualizado às 10:30 de 03/08/2018

Nos dias 14, 15 e 16 de setembro, o grupo Ângelo Madureira & Ana Catarina Vieira apresenta no Itaú Cultural o espetáculo Estado Imediato, fruto de mais de um ano de investigações sobre a dança contemporânea, arte ainda a ser muita explorada.

Vigésima segunda criação de Ana Catarina Vieira e Ângelo Madureira, o espetáculo é um resumo de 50 minutos dos estudos do grupo, que desde 2013 tem a Petrobras como patrocinador oficial. A pesquisa tem como questão inicial as relações entre público e artista e, a partir disso, problematiza o desejo do artista e principalmente as “regras” da dança contemporânea. Transportada para o espetáculo, a ideia é aproximar artista e espectador, colaborando na formação de um público por meio de conversa envolvendo palco, plateia e pesquisadores da dança contemporânea.

Discute-se a conduta de um criador bem como os movimentos de um espetáculo, como a retirada de dançarinos. O grupo adianta que o público poderá observar as retiradas durante a apresentação, o que pode soar como grosseria. Entretanto, a proposta é que o espectador se pergunte: “Por que este bailarino se retira, desaparecendo e deixando o som do silêncio?”.

No palco, Ângelo, Ana Catarina e mais quatro bailarinos unem suas investigações com a vontade de dançar, buscando um “estado imediato”, como se vivessem os últimos instantes de sua vida. Para despertar essa emoção, o grupo mistura as mais diferentes referências musicais. Na trilha, há desde Tchaikovsky até nomes como John Travolta, Bee Gees, The Beatles, Paul Simon e Art Garfunkel, além dos brasileiros Dominguinhos e Gilberto Gil e de ritmos de origem africana.

Espetáculo Estado Imediato
quarta 14 a sexta 16 de setembro de 2016
às 20h
[duração aproximada: 50 min]
Sala Itaú Cultural (piso térreo) – 247 lugares

Entrada gratuita

[distribuição de ingressos
público preferencial: duas horas antes do espetáculo
público não preferencial: uma hora antes do espetáculo]

[classificação indicativa: 12 anos]

Compartilhe