Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Exibição do filme A Paixão de JL

Longa retrata o cotidiano do artista visual José Leonilson (1957-1993)

Publicado em 15/07/2016

Atualizado às 10:28 de 03/08/2018

O documentário A Paixão de JL, produzido pelo Itaú Cultural, traz o registro de três anos da vida do artista José Leonilson. Com classificação indicativa de 14 anos, o filme será exibido gratuitamente no Auditório Ibirapuera.

Veja também:

>>Entrevista de Carlos Nader pro blog Fala com Arte

Enquanto ecoa sua voz, retirada de um diário gravado em fitas cassete, são reproduzidas suas obras, fatos e lembranças, sempre relacionados aos momentos de sua vida. Dirigida pelo cineasta Carlos Nader, a produção recebeu cinco prêmios ao longo de 2015, entre eles, o Prêmio Especial do Júri no 37º Festival Internacional do Novo Cinema Latino-Americano de Havana.

O registro das fitas foi feito pelo artista, a princípio, com o objetivo de fazer um livro, algo que associasse biografia e obra. O material reúne memórias, comentários e reflexões sobre acontecimentos da época, inclusive sobre quando Leonilson recebe o diagnóstico soropositivo para HIV.

O projeto tornou-se um documentário, dirigido pelo cineasta e amigo Carlos Nader. Pintor, desenhista e escultor, Leonilson apresenta a subjetividade da vida em seu trabalho. E, para o diretor, esse foi o principal aprofundamento da produção: “passei muito tempo montando A Paixão de JL, procurando associações entre as referências que ele tinha, a época em que ele vivia, as obras que produzia e o que falava nas gravações”.

Carlos teve o cuidado de encontrar as obras produzidas nos períodos das gravações das fitas, para garantir um diálogo entre as referências. Ainda assim, as associações são diversas – “metafóricas, poéticas e, nas mais objetivas, duas subdivisões: conexões literais entre depoimentos do Leonilson e suas obras e questões mais ilustrativas. Por exemplo, quando ele divulga a data de uma produção artística e ela serve de fundo para o depoimento daquele dia, ele aponta características que constarão no trabalho também”, explica o diretor.

Assista a um trecho do filme na aba Vídeos.

Exibição do filme A Paixão de JL
sábado 30 de julho de 2016
às 21h
[duração aproximada: 82 minutos]

Entrada gratuita [os ingressos serão distribuídos na bilheteria do Auditório, uma hora e meia antes da apresentação. Limite de dois ingressos por pessoa. Sujeito à lotação da casa].

[classificação indicativa: 14 anos]

Compartilhe