Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Exibição do filme "Música ao Lado"

Documentário investiga o universo das pequenas casas de show

Publicado em 10/06/2016

Atualizado às 10:26 de 03/08/2018

No dia 23 de junho, será exibido pela primeira vez o documentário Música ao Lado, uma produção do Itaú Cultural.

Filmado no ano passado, o longa mergulha no universo das pequenas casas de show na cidade de São Paulo e em seus arredores. Marcel Fracassi, que divide a direção do filme com Karina Fogaça, explica que a ideia surgiu do desejo de compreender outras dinâmicas de gestão cultural, diferentes das tradicionais. A produção é a primeira de uma série de três documentários que analisam como diferentes nichos de gestão da cultura são geridos – serão ainda abordados os coletivos e as ações de arte na rua.

“Queríamos entender o que acontecia nessas casas. Como elas se administravam, como atraíam o público, se elas fechavam as contas no final do mês”, explica Fracassi. Resultado de um ano de pesquisa, o documentário apresenta depoimentos de responsáveis por sete pequenas casas de show em São Paulo. São elas: Casa de Francisca, Casa do Mancha, Puxadinho, Serralheria, Casa do Núcleo, Boutique Vintage Brechó Bar e Tupiniquim (este localizado em Santo André).

Dispostos em diferentes pontos da região metropolitana – de Pinheiros, na Zona Oeste, ao Belém, na Zona Leste, fora dos centros culturais tradicionais –, os estabelecimentos se dedicam a diferentes gêneros e iniciativas musicais, como rock independente, MPB e rap. Além de se aprofundar nos mais diversos obstáculos enfrentados por casas como essas – como explica Fracassi, “não dá para definir qual é o maior desafio” –, o documentário se volta para a relação desses locais com a cidade à sua volta.

Música ao Lado
quinta 23 de junho de 2016
às 20h
[duração aproximada: 65 minutos]
Sala Itaú Cultural (piso térreo) – 249 lugares

Entrada gratuita
[distribuição de ingressos
público preferencial: duas horas antes da exibição do filme
público não preferencial: uma hora antes da exibição do filme]

[livre para todos os públicos]

Compartilhe