Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Exibições do documentário Território Coletivo em São Paulo

O longa retrata o cotidiano de alguns coletivos teatrais da periferia paulista

Publicado em 01/11/2017

Atualizado às 12:11 de 03/08/2018

Produção do Itaú Cultural, o documentário será exibido em três espaços de São Paulo em novembro – Capulanas, no dia 1º; Casa do Povo, no dia 9; e Agência Popular Solano Trindade, no dia 24.

Dirigido por Andréia Briene, Rafael Figueiredo e Karina Fogaça, o longa retrata o cotidiano de alguns coletivos teatrais da periferia da Grande São Paulo a fim de compreender o funcionamento das dinâmicas de gestão cultural desses grupos e como eles dialogam com a comunidade em que estão inseridos.

Filmado no final de 2016, o documentário traz depoimentos de artistas do Coletivo Estopô Balaio e do Grupo Pombas Urbanas, ambos da zona leste paulistana, e também da Capulanas Cia. de Arte Negra, da zona sul da cidade. Um dos critérios de escolha dos grupos é que eles são pertencentes a regiões marginalizadas da capital, nas quais o contato com outras áreas acaba sendo colocado em segundo plano, conforme explica Rafael: “Queríamos entender como funcionavam esses coletivos e, principalmente, como se relacionavam com a comunidade local, pois estão localizados em regiões periféricas e são a referência de arte e cultura para as comunidades”.

Território Coletivo evidencia aspectos da relação entre grupos como os abordados, o Estado e as pessoas. “Apesar de todo o resultado positivo e o fortalecimento da comunidade, os problemas são imensos”, diz Andréia sobre os obstáculos identificados durante a produção do filme.

A obra integra uma série de três documentários produzidos pelo Itaú Cultural que investigam a gestão de cultura em diferentes organizações e grupos. O primeiro deles, lançado em junho de 2016, é Música ao Lado – dirigido por Marcel Fracassi e Karina Fogaça –, que trata do universo das pequenas casas de shows em São Paulo. O terceiro, em fase de pré-produção, pretende retratar as relações entre arte e rua.

Todas as sessões são gratuitas e a distribuição de ingressos é feita na hora no local.

Horários e endereços das exibições:
quarta 1º de novembro, às 19h
Capulanas (Rua José Barros Magaldi, 1121, Jd. São Luís, São Paulo/SP)
Entrada gratuita – 100 lugares
[distribuição de ingressos por ordem de chegada]

quinta 9 de novembro, às 19h
Casa do Povo (Rua Três Rios, 252, Bom Retiro, São Paulo/SP)
Entrada gratuita – 100 lugares
[distribuição de ingressos por ordem de chegada]

sexta 24 de novembro, às 20h
Agência Popular Solano Trindade (Rua Batista Crespo, 105, Vila Pirajussara, São Paulo/SP)
Entrada gratuita – 50 lugares
[distribuição de ingressos por ordem de chegada]

Compartilhe