Além da Agenda

A Paixão de JL

6 de abril de 2015

Frame do Filme


A Paixão de JL
, documentário sobre o artista visual José Leonilson (1957-1993) produzido pelo Itaú Cultural e dirigido por Carlos Nader, é um dos selecionados do festival É Tudo Verdade. O filme será exibido no Espaço Itaú Cine Botafogo, no Rio de Janeiro – domingo 12, às 21h, e segunda 13, às 15h – e no Cine Livraria Cultura, em São Paulo – quarta 15, às 21h, e quinta 16, às 15h.

O documentário traz um recorte do cotidiano de Leonilson com base em um diário em fitas cassete, nas quais ele gravou pensamentos, memórias e comentários sobre acontecimentos da época, sua relação com o trabalho e o impacto causado pelo diagnóstico de HIV. Dialogam com os áudios imagens públicas dos temas mencionados – como o Plano Collor, a Guerra do Iraque, a música da Madonna e o cinema de Wim Wenders –, além de registros das obras do artista.

Saiba mais sobre Leonilson no hotsite da exposição Sob o Peso dos Meus Amores, realizada em 2011 na sede do Itaú Cultural, em São Paulo; no site do Projeto Leonilson, dedicado à preservação de sua memória; e na Enciclopédia Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras.

A Paixão de JL, 2015
direção de Carlos Nader

[duração: 82 minutos]
[classificação indicativa: 14 anos]

Rio de Janeiro
domingo 12 de abril, às 21h
segunda 13 de abril, às 15h

Espaço Itaú Cine Botafogo | Praia do Botafogo, 316 – Botafogo – Rio de Janeiro

São Paulo
quarta 15 de abril, às 21h
quinta 16 de abril, às 15h

Cine Livraria Cultura | Conjunto Nacional – Avenida Paulista, 2073 – Bela Vista – São Paulo

Gratuito – ingressos distribuídos com uma hora de antecedência

Comentários