Além da Agenda

Cátedra Olavo Setubal discute cinema e psicanálise

8 de setembro de 2016

Cinema e psicanálise percorreram caminhos paralelos ao longo do século XX – de um lado, a sétima arte perdeu terreno para outras mídias audiovisuais, desde a televisão até a internet; de outro, a corrente criada por Sigmund Freud cada vez mais foi deixada de lado ante a psicofarmacologia e a neurociência. Além disso, as duas sofreram a ascensão de uma decadência do humanismo – a primazia de teorias que põem o sujeito em segundo plano.

Esses serão os temas discutidos na próxima atividade da Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência, que acontece na segunda 12 de setembro, às 9h30 na Sala de Eventos do Instituto de Estudos Americanos (IEA), da Universidade de São Paulo (USP). É preciso fazer inscrição pelo site do IEA para participar.

O debate parte da perspectiva do psicanalista e vice-presidente da Associação de Críticos de Cinema do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Gallego. Compõem a mesa a psicanalista Alessandra Parente e o antropólogo Massimo Canevacci. Sergio Paulo Rouanet, sociólogo e professor titular da cátedra, será o moderador.

No nosso canal do YouTube, você tem acesso a outros materiais que relacionam a psicanálise às artes: o escritor e crítico José Castello falou sobre a presença dessa prática em sua obra e na literatura moderna; já o pesquisador de história da arte Paulo Sergio Duarte discorreu sobre o psiquiátrico e o psicanalítico no trabalho da artista visual Lygia Clark e seu trabalho terapêutico.

A Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência é uma parceria entre o IEA e o Itaú Cultural. Com o objetivo de promover atividades ligadas à arte e à gestão cultural, foi criada em 2015 e lançada oficialmente em 2016.

Cinema e Psicanálise
com Luiz Fernando Gallego, Alessandra Parente e Massimo Canevacci. Moderação de Sergio Paulo Rouanet
segunda 12 de setembro de 2016
às 9h30

Instituto de Estudos Americanos (IEA) (Sala de Eventos) | Rua da Biblioteca, s/no, Cidade Universitária, São Paulo, SP

Informações: Cláudia Regina (clauregi@usp.br), telefone 11 3091 1686

Entrada gratuita – inscrições pelo site do IEA

Comentários


veja também

Blog

Rumos 2015-2016: Reator Eterno convida o público para explorar bairros centrais de Belém

Contemplado pelo programa Rumos 2015-2016, o projeto Reator Eterno surgiu da vontade de seu idealizador, Nando Lima, de investigar a [+]

Blog

Em primeira pessoa, diante da obra

Por Duanne Ribeiro “Todo mundo é capaz de criar”, diz a documentarista Renata Druck ao descrever o workshop Projeções, que [+]

Vídeo

Juca de Oliveira – Ocupação Person (2016)

O ator e dramaturgo Juca de Oliveira, dirigido por Luiz Sergio Person em O Caso dos Irmãos Naves (1967), destaca [+]