Além da Agenda

Conheça os vencedores do Oceanos – Prêmio de Literatura em Língua Portuguesa

10 de dezembro de 2015
LOGO OCEANOS FINAL_menor

No dia 8 de dezembro, o Auditório Ibirapuera foi palco da cerimônia de premiação do Oceanos – Prêmio de Literatura em Língua Portuguesa, que contemplou quatro obras entre 14 finalistas, destacadas de um total de 592 inscritas. O escritor e quadrinista Lourenço Mutarelli e a escritora, professora e roteirista Lucimar Mutarelli criaram o roteiro da cerimônia e anunciaram os vencedores.

O primeiro colocado foi Mil Rosas Roubadas, livro de Silviano Santiago. O segundo, terceiro e quarto lugares ficaram com Por Escrito, de Elvira Vigna; A Primeira História do Mundo, de Alberto Mussa; e o livro de poesia Saccola de Feira, de Glauco Mattoso, respectivamente. Todas as obras participantes desta edição do evento foram avaliadas independentemente do gênero literário. Além do prêmio em dinheiro, os autores contemplados receberam um troféu idealizado pela artista Regina Silveira.

Da esquerda para a direita: Alberto Mussa ,Glauco Mattoso, Elvira Vigna e Silviano Santiago

Da esquerda para a direita: Alberto Mussa, Glauco Mattoso, Elvira Vigna e Silviano Santiago. Foto: Sergio Castro

O Oceanos 2015 é uma correalização do Itaú Cultural – representado por Claudiney Ferreira, gerente do núcleo de Audiovisual e Literatura da instituição – e da curadora Selma Caetano. O corpo de jurados foi formado por Eduardo Sterzi, Eliane Robert Moraes, Eneida Maria de Souza, Italo Moriconi, Josélia Aguiar, Luiz Costa Lima, Noemi Jaffe, Regina Zilberman, Rodrigo Lacerda, Selma Caetano e Sérgio Alcides.
Oceanos – Prêmio de Literatura em Língua Portuguesa

Lista dos vencedores
1º lugar: Mil Rosas Roubadas, de Silviano Santiago (Companhia das Letras)
2º lugar: Por Escrito, de Elvira Vigna (Companhia das Letras)
3º lugar: A Primeira História do Mundo, de Alberto Mussa (Record)
4º lugar: Saccola de Feira, de Glauco Mattoso (NVersos)

Comentários


veja também

Vídeo

De onde escrevo – Flip (2016)

Na mesa de abertura da programação do Espaço Itaú Cultural de Literatura na na Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) [+]

Blog

“É um grande tema este, o da morte escolhida” – primeiro romance de Micheliny Verunschk tem como tema o suicídio

Por Amanda Rigamonti Micheliny Verunschk, poeta pernambucana, marcou sua estreia no gênero romance com Nossa Teresa –Vida e Morte de [+]