Além da Agenda

Dia Nacional do Livro Infantil

18 de abril de 2016

No dia 18 de abril é comemorado o Dia Nacional do Livro Infantil. Mas você sabe por quê? A data foi escolhida como uma homenagem a um dos mais famosos autores brasileiros a se dedicar à literatura infantojuvenil: Monteiro Lobato. Criada em 2002, a comemoração foi registrada na data de nascimento do escritor de Taubaté, interior de São Paulo.

Veja também:
>>Cantinho da Leitura e Feirinha de Troca de Livros, Gibis e DVDs

Feirinha de troca de livros

Lobato escreveu A Menina do Nariz Arrebitado, sua primeira obra infantil em 1920. Nele, apresentava a jovem Narizinho, primeira personagem do Sítio do Pica-pau Amarelo. A partir de então, criou novos personagens, como a boneca Emília, o menino Pedrinho, Dona Benta e Tia Nastácia, além de inúmeras aventuras que fizeram parte do imaginário popular brasileiro.

Em mais de 20 obras voltadas para o público infantil, o autor misturou elementos da cultura nacional – como lendas do nosso folclore -, com histórias e personagens da cultura de outros países, como os mitos gregos de Hércules e do Minotauro.

Além de Monteiro Lobato, a literatura nacional infantil conta com outros nomes de grande renome como Tatiana Belinky, Lygia Bojunga, Ruth Rocha, Eva Furnari, Cecília Meireles, Ziraldo e muitos outros. Separamos áudio e vídeos sobre o tema para que você conheça mais sobre esse universo rico de imaginação aqui!

Ouça o programa Escritor-leitor com Eva Furnari

 

Comentários


veja também

Blog

Rumos 2015-2016: Ecos de Shakespeare na América Latina

por Letícia de Castro Escrita e encenada pela primeira vez no século XVII, na Inglaterra governada por James I, a [+]

Blog

Projeto Marcos Faerman – Reportagens Literárias é lançado

Repórter do Jornal da Tarde por 24 anos, o jornalista Marcos Faerman também foi responsável pela criação da revista Singular [+]