Além da Agenda

Em 2017, uma nova plataforma on-line: a Brasiliana Iconográfica

6 de maio de 2016

O Itaú Cultural, a Biblioteca Nacional, o Instituto Moreira Salles e a Pinacoteca do Estado de São Paulo firmaram acordo para a produção de uma plataforma on-line que disponibilizará, a partir de março de 2017, as brasilianas – coleções iconográficas ligadas à cultura brasileira – dessas quatro instituições.

O portal brasilianaiconografica.art.br deverá conter inicialmente 2 mil obras, que remontam à chegada dos artistas viajantes ao Brasil, no século XVI. Além de imagens em alta definição das obras, será fornecida informação catalográfica, contextual e enciclopédica sobre elas.

A Brasiliana Itaú é um dos maiores acervos corporativos de memória histórica e visual brasileira. Reúne 2.529 itens, entre pinturas, álbuns iconográficos, livros de artistas, mapas e manuscritos. Parte do acervo que será exposto no site é exibido permanentemente no Espaço Olavo Setubal, museu sediado no 4o e no 5o andar do Itaú Cultural. Nele estão disponíveis ao público 1.300 obras, que compõem não só a Brasiliana, como também outra coleção do instituto, a Numismática.

A Coleção Brasiliana da Biblioteca Nacional guarda livros sobre o Brasil desde o século XVI até o fim do século XIX. Já o acervo do Instituto Moreira Salles conta com cerca de 2 mil imagens, entre desenhos, aquarelas, gravuras e mapas, obras de mais de 200 artistas do século XIX. Por fim, a Pinacoteca possui 500 obras de arte.

Comentários


veja também

Vídeo

A Ordem Não É o Contrário da Fantasia – Brechas Urbanas (2016) – teaser

Um poema pode ter uma estrutura rígida, racional, mas isso não impede que seus versos sejam carregados de fantasia. O [+]

Vídeo

Das Curadorias – Paulo Almeida – Redes da Criação (2008)

O documentário apresenta a obra Das Curadorias, realizada pelo artista plástico Paulo Almeida durante o evento Redes da Criação, realizado [+]

Visita

Artes Visuais / Cultura

4/3 a 31/3

Espaço Olavo Setubal – Visita com educadores