Além da Agenda

Nova forma de explorar o Espaço Olavo Setubal

21 de novembro de 2016

Já é possível realizar uma visita virtual ao Espaço Olavo Setubal, por meio da ferramenta do Street View, do Google. Em maio deste ano, a empresa adicionou uma coleção de 130 museus a esse recurso, que disponibiliza imagens panorâmicas de diversas regiões do mundo.

Inaugurado em dezembro de 2014, o Espaço Olavo Setubal reúne obras de duas coleções específicas do maior acervo de arte de uma companhia privada da América Latina: Brasiliana Itaú e Itaú Numismática.

O Espaço Olavo Setubal reúne obras do maior acervo de arte de uma companhia privada da América Latina. (foto: André Seiti)

A tecnologia integra o Google Arts & Culture, criado pelo Google Cultural Institute, que busca ampliar o acesso à arte por meio da disponibilização de acervos virtuais. O recurso possui, hoje, mais de 70 possibilidades de visualização no Brasil. Além de museus e construções de destaque, como o Theatro Municipal de São Paulo, é possível visitar locais como a Praia de Copacabana e o Parque Ibirapuera.

O Espaço Olavo Setubal, inaugurado em dezembro de 2014, se estende por dois andares do prédio do Itaú Cultural, em São Paulo. São 1.364 obras, divididas em nove módulos. O acervo é composto de duas coleções: a Numismática – com curadoria de Vagner Porto – e a Brasiliana – de Pedro Corrêa. Enquanto a primeira se destaca por suas moedas, suas medalhas e outros objetos das mais diversas épocas da história do Brasil, a segunda contém mapas, manuscritos e outros itens que já itineraram por outras seis cidades brasileiras.

Juntos, os dois acervos ilustram a história do país desde o seu descobrimento até o início do século XX. A seleção de obras foi feita a partir de um conjunto com cerca de 10 mil itens. Clique aqui para realizar uma visita virtual pelo espaço.

Comentários


veja também

Blog

Cultura em debate em 2016

Com atividades nos mais diferentes formatos, assuntos como questões raciais, indígenas e de gênero foram tema de discussões e reflexões [+]

Blog

Acervo do Banco Itaú concorre a prêmio internacional

O acervo do Banco Itaú, gerido pelo Itaú Cultural, está concorrendo ao prêmio Corporate Art Awards, idealizado pela LUISS Business [+]