Além da Agenda

O documentário Música ao Lado é exibido gratuitamente

13 de outubro de 2016

Música ao Lado, documentário produzido pelo Itaú Cultural, será exibido na Associação Cultural Cecília no próximo domingo, 16 de outubro. A reprodução do longa será realizada às 18h, mas o evento começa às 16h.

Para retratar formas alternativas de gestão cultural, os diretores Marcel Fracassi e Karina Fogaça conheceram pequenas casas de show da cidade de São Paulo e arredores. As filmagens foram feitas em 2015 e trazem contrapontos interessantes ao modelo de gerenciamento tradicional. A produção é a primeira de uma série de três documentários que analisam como diferentes nichos da cultura são geridos – serão ainda abordados os coletivos e as ações de arte na rua.

musica ao lado

“Queríamos entender o que acontecia nessas casas. Como eram administradas, como atraíam o público, se fechavam as contas no final do mês”, explica Fracassi. Resultado de um ano de pesquisa, o documentário apresenta depoimentos de responsáveis por sete pequenas casas de show em São Paulo. São elas: Casa de Francisca, Casa do Mancha, Puxadinho, Serralheria, Casa do Núcleo, Boutique Vintage Brechó Bar e Tupiniquim (esta localizada em Santo André).

Dispostos em diferentes pontos da região metropolitana – de Pinheiros, na zona oeste, ao Belém, na zona leste, fora dos centros culturais tradicionais –, os estabelecimentos se dedicam a diferentes gêneros e iniciativas musicais, como rock independente, MPB e rap. Além de se aprofundar nos mais diversos obstáculos enfrentados por casas como essas – como explica Fracassi, “não dá para definir qual é o maior desafio” –, o documentário se volta para a relação desses locais com a cidade à sua volta.

Música ao Lado
domingo 16 de outubro de 2016
às 18h

Associação Cultural Cecília Rua Vitorino Carmilo, 449 – Santa Cecília – São Paulo/SP

Entrada gratuita

Comentários


veja também

Blog

Ricardo Ohtake assume como titular da Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência

A partir de 17 de março, o arquiteto, designer gráfico e gestor cultural Ricardo Ohtake ocupa o posto de titular [+]

Vídeo

Avaliação da Cultura – Gestão e Políticas Culturais (2016)

José Teixeira Coelho, professor emérito da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), recebe dois convidados [+]

Vídeo

Culturas Computacionais – Gestão e Políticas Culturais (2016)

José Teixeira Coelho, professor emérito da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), recebe dois convidados [+]