Além da Agenda

“Ouvir o Rio: uma Escultura Sonora de Cildo Meireles” tem exibição gratuita

17 de novembro de 2016

O documentário Ouvir o Rio: uma Escultura Sonora de Cildo Meireles, dirigido por Marcela Lordy e produzido pelo Itaú Cultural, terá duas exibições gratuitas, nos dias 19 de novembro e 3 de dezembro, na Matilha Cultural, em São Paulo.

O longa-metragem é fruto do registro audiovisual de um projeto de Cildo Meireles, rio oir – que mistura o barulho de gargalhadas com o som de rios e águas. Na busca pelas sonoridades, o artista viajou, acompanhado de uma equipe, pela Estação Ecológica de Águas Emendadas, no Centro-Oeste, pelas cachoeiras de Foz do Iguaçu, na fronteira entre Brasil, Argentina e Paraguai, pela foz do Rio São Francisco, entre Alagoas e Sergipe, e pela pororoca do Rio Araguari, no Amapá.

A obra ficou exposta durante a Ocupação Cildo Meireles, que aconteceu em 2011, no Itaú Cultural, em São Paulo. O filme de Marcela, que viajou com o artista para captar imagens da elaboração do projeto, registra também a relação dos habitantes das regiões visitadas com a água. Lançado em 2013, o documentário foi um dos escolhidos, entre mais de 400 inscritos, para integrar a programação da 1ª Mostra de Filmes Independentes da Matilha Cultural.

A exibição do dia 19 de novembro ocorre às 18h; a de 3 de dezembro, às 17h. A distribuição de ingressos – gratuita – é feita por ordem de chegada. Aconselha-se chegar com antecedência para garantir lugar, já que há apenas 68 vagas por sessão. Confira abaixo o trailer do documentário.

Exibição do filme Ouvir o Rio: uma Escultura Sonora de Cildo Meireles
sábado 19 de novembro de 2016 | às 18h
sábado 3 de dezembro de 2016 | às 17h

[duração aproximada: 80 minutos]

Entrada gratuita [ingressos distribuídos por ordem de chegada]

Matilha Cultural
Rua Rêgo Freitas, 542 – República – São Paulo – SP

Comentários


veja também

Blog

“Música ao Lado” será exibido em Campos do Jordão

Produção do Itaú Cultural, o documentário Música ao Lado – que teve sua estreia no dia 23 de junho – será exibido [+]

Vídeo

Renato Magalhães – Ocupação Person (2016) – parte 2/3

Produtor de São Paulo Sociedade Anônima (1965), Renato Magalhães fala do processo de escolha do nome do filme, definição que [+]

Vídeo

Cercados de Vídeo por Todos os Lados – Filmes e Vídeos de Artistas (2016)

A pesquisadora Christine Mello, o curador Roberto Moreira S. Cruz, os artistas Gisela Motta e Leandro Lima, Letícia Ramos e [+]