testeiras_blog-rumos_960x80

Espetáculo Peso Bruto estreia em Florianópolis

11 de abril de 2017

(Foto: Cassiana Reis Lopes)

Contemplado pelo Rumos Itaú Cultural na edição de 2015/2016, Peso Bruto é um solo da bailarina gorda Jussara Belchior, integrante do Grupo Cena 11. O espetáculo estreia em Florianópolis no dia 20 de abril e tem mais quatro apresentações, nos dias 21, 28, 29 e 30.

Peso Bruto tem como objetivo levar ao público a reflexão a respeito do preconceito com o corpo gordo, rotulado pela sociedade como um corpo que não pode ser belo e desejado. Na dança, que dialoga entre peso, sensualidade, desejo, apetite e beleza, Jussara explora a materialidade do próprio corpo como caminho de empoderamento.

Sobre o nome do projeto, a artista diz que nos corpos o peso é medida da gordura, e estar acima do que é considerado ideal é malvisto e, assim, peso torna-se sinônimo de algo ruim. Já o bruto está relacionado ao que é grosseiro, rude ou não lapidado. Essas analogias provocam uma reflexão sobre o que se pode entender como embalagem de um corpo e qual seu conteúdo. Peso Bruto é a análise de um corpo que se sabe gordo, pesado e forte, mas que não se limita a essas qualidades.

Estreia de Peso Bruto, de Jussara Belchior
quinta 20, sextas 21 e 28, sábado 29 e domingo 30 de abril de 2017
às 20h
[duração aproximada 35 minutos]
[classificação indicativa 16 anos]

Entrada gratuita
Ingressos distribuídos uma hora antes da apresentação

Sesc Prainha
Travessa Syriaco Atherino, 100, Centro – Florianópolis/SC
80 lugares

Comentários


veja também

Blog

Publicação multimídia revela a história dos Campos Gerais do Paraná

A escritora, poeta e tradutora Josely Vianna Baptista nasceu em Curitiba, no Paraná, mas foi criada no interior do estado. [+]

Blog

Rumos 2015-2016: Volume Morto

Por André Bernardo Doutora em artes cênicas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Eloísa Brantes Mendes sempre se perguntou como [+]