testeiras_blog-rumos_960x80

Selecionado Rumos é contemplado com três prêmios no 49º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro

28 de setembro de 2016

O longa-metragem Rifle, dirigido por Davi Pretto e contemplado pelo Rumos 2013-2014, foi premiado no 49o Festival de Brasília do Cinema Brasileiro nas categorias Melhor Roteiro, Melhor Som e Melhor Filme pela Crítica [Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine)].

Rifle venceu nas categorias Melhor Roteiro, Melhor Som e Melhor Filme pela Crítica

Rifle venceu nas categorias Melhor Roteiro, Melhor Som e Melhor Filme pela Crítica

Sobre o prêmio de Melhor Filme, a Abraccine escreveu: “Pela hábil conexão entre a gramática do documentário e da ficção. Pelo retrato que conjuga a perspectiva de um personagem com as transformações de um Brasil rural. Pela apropriação original da estética do western e o uso potente do som”.

Confira aqui o teaser de Rifle.

A Tokyo Filmes – produtora gaúcha fundada em 2009 por Bruno Carboni, Davi Pretto, Paola Wink e Richard Tavares – foi selecionada pelo Rumos na primeira edição do programa após uma profunda transformação. Com a proposta de colocar em debate o modelo de edital consolidado no país, o Itaú Cultural apostou na criação sem amarras nem fronteiras, contemplando artistas de qualquer área de expressão e colocando-os como protagonistas – com liberdade para seguirem os próprios critérios e convicções, sem precisar se adaptar a moldes preestabelecidos.

O projeto do longa-metragem, na época inscrito como Até o Caminho – e intitulado Rifle no final do processo –, foi um dos 101 selecionados entre os mais de 15 mil inscritos no programa. Em entrevista ao Itaú Cultural em julho de 2014, os produtores contaram que o filme surgiu de diversas viagens feitas por Davi e Richard por regiões do extremo sul do país, bem afastadas dos grandes centros urbanos. Leia a matéria completa aqui.

Comentários


veja também

Agenda

Cinema e Vídeo / Libras

22/6 a 23/6

Todos os Gêneros: mostra de curtas

Onde: Itaú Cultural

Blog

Rumos 2015-2016: Passado e presente em diálogo

Por Victória Pimentel “Ela é uma poeta, uma narradora.” É assim que o cineasta Eryk Rocha define Edna Rodrigues de [+]

Blog

Projeto Marcos Faerman – Reportagens Literárias é lançado

Repórter do Jornal da Tarde por 24 anos, o jornalista Marcos Faerman também foi responsável pela criação da revista Singular [+]