testeiras_blog-rumos_960x80

Rumos 2013/2014: Literatura de uma Linha Só

29 de janeiro de 2015

Autor de Hotel Solidão (1994, seu livro de estreia), O Volume do Silêncio (2006, vencedor do Prêmio Jabuti) e Aquela Água Toda (2012, Prêmio APCA), entre outros, o escritor João Anzanello Carrascoza foi selecionado pelo Rumos 2013-2014 com uma ideia minimalista: o livro em produção Linha Única.

Composta de microcontos com até 140 caracteres – marcados, portanto, pela linguagem do Twitter –, a obra é inspirada na concisão e leveza poética dos haicais e na tradição do texto literário curto, de que participam nomes como Ernest Hemingway e Augusto Monterroso.

Abaixo, você assiste a alguns dos microcontos de Linha Única, transpostos para o vídeo pela equipe do Itaú Cultural com aprovação e acompanhamento do artista. São dois curtas-metragens, cada qual com três textos adaptados.

João Anzanello Carrascoza é bacharel em publicidade e propaganda – tendo atuado como redator publicitário por muitos anos –, mestre e doutor em ciências da comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), onde é professor desde 1993. Saiba mais sobre seu trabalho e suas ideias no depoimento abaixo.

Comentários