testeiras_blog-rumos_960x80

Rumos 2015-2016: Circodata

27 de março de 2017

Por Cassiano Viana

Estima-se que existam cerca de 1.500 circos itinerantes em atividade no Brasil. De pequeno, médio e grande portes, eles atuam nas cinco regiões do país e somam mais de 100 famílias e uma média de 5 mil artistas.

Apesar das mudanças pelas quais o circo passou desde o século XIX – quando chegaram ao Brasil as primeiras famílias ciganas e companhias de artistas vindas da Europa, da Ásia e de outros países da América do Sul –, “a magia do ‘maior espetáculo da terra’ continua preservada”, explica Cristina Bend, organizadora do Circodata. O projeto, que conta com o apoio do programa Rumos Itaú Cultural, visa criar uma base de dados on-line de artistas circenses brasileiros – e estrangeiros que se estabeleceram no país.

circodata_logo

Cristina diz que é raro encontrar informações relativas ao universo do circo em dicionários e enciclopédias. “O Brasil possui dicionários ligados a todas as artes, menos à do circo”, observa. Ela também conta que a base de dados trará, principalmente, artistas do século XX – o que, segundo a organizadora, prova que o circo ainda faz parte do presente, e não só do passado. Os verbetes vão abordar desde famílias tradicionais até artistas do chamado novo circo, egressos das primeiras escolas circenses.

A pesquisa que resultou no Circodata teve início na época em que Cristina concluía o curso de letras na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) e era aluna da primeira turma do Circo Escola Picadeiro – instituição idealizada por José Wilson Moura Leite, representante da terceira geração de artistas da tradicional família circense Moura. A partir daí, foram realizadas entrevistas com artistas em circos, escolas nessa área, residências e outros locais de convivência em quatro estados: São Paulo, Rio de Janeiro, Alagoas e Pernambuco.

O Circodata deve ser lançado em julho de 2017. Por enquanto, a base de dados já conta com 1.400 verbetes. Foram catalogadas 60 famílias e elaboradas 12 árvores genealógicas. O site ainda contará com fotografias, glossário e uma bibliografia.

Uma das 12 árvores genealógicas elaboradas pelo projeto

Uma das 12 árvores genealógicas elaboradas pelo projeto

Comentários


veja também

Blog

Espetáculo Peso Bruto estreia em Florianópolis

Contemplado pelo Rumos Itaú Cultural na edição de 2015/2016, Peso Bruto é um solo da bailarina gorda Jussara Belchior, integrante [+]

Blog

Rumos 2015-2016: Híbridos – Telas Nômades

Por André Bernardo No começo dos anos 2000, o cineasta francês Vincent Moon – nome artístico de Mathieu Saura – [+]

Blog

Publicação multimídia revela a história dos Campos Gerais do Paraná

A escritora, poeta e tradutora Josely Vianna Baptista nasceu em Curitiba, no Paraná, mas foi criada no interior do estado. [+]