Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Fabiana Cozza | INGRESSOS ESGOTADOS

A cantora apresenta Partir, álbum inspirado na Bahia

Publicado em 24/08/2015

Atualizado às 10:14 de 03/08/2018

>>>INGRESSOS ESGOTADOS<<<

A cantora paulistana Fabiana Cozza apresenta as composições do quinto álbum da carreira, intitulado Partir, acompanhada pelos músicos Léo Mendes (guitarra e violão), Marcelo Mariano (baixo), Douglas Alonso (bateria e percussão), Felipe Roseno (percussão) e Swami Jr. (violão), que é também diretor musical e produtor do disco.

Partir tem como fonte de inspiração a Bahia, em particular, e a música negra na diáspora africana em países como Cabo Verde, Congo e Angola. O CD traz composições de artistas como a gaúcha Gisele De Santi, os cariocas João Cavalcanti e Vidal Assis, os mineiros Sérgio Pererê e Moyseis Marques, o baiano Tiganá Santana e o paraense Leandro Medina, todos da geração de Fabiana.

Sobre a escolha desses nomes e dos demais autores para integrar o seu Partir, a cantora diz que foi escolhendo compositores que há tempos gostaria de gravar. “Mas, sobretudo, revisitei o repertório de muitos que eu já conhecia e ainda não havia tido oportunidade para registrar”, explica.

Assim como aconteceu com outros trabalhos, Partir surgiu de experiências próprias de Fabiana Cozza. Foi por meio de encontros, em 2011, com o compositor Roberto Mendes – que assina com parceiros cinco faixas do CD – e de viagens, recolhendo e ouvindo canções de ascendência negra e cujos sons são universais, que as sonoridades para o disco foram se definindo.

“Roberto tinha um projeto de fazer um CD com composições inéditas e estava procurando uma intérprete. Fui apresentada a ele e começamos a trabalhar”, explica Fabiana. “Foi quando tive um contato mais profundo com a cultura do Recôncavo Baiano e com alguns tipos de chula”. A artista, que esteve com Mendes em Santo Amaro da Purificação e Cachoeira, diz que após essas visitas pode “experenciar” o que aquele universo significa. “O projeto não se concretizou, mas eu fiquei com as músicas”, conta.

Perguntada sobre o significado de Partir, Fabiana Cozza explica que é “o prosseguir e o perseguir o Brasil com as janelas musicais para o mundo; com a parabólica na cabeça, no peito, olhando e me envolvendo com parceiros e sons espalhados mundo afora. É um diálogo com a diáspora africana mundial”.

Fabiana Cozza | INGRESSOS ESGOTADOS
sábado 12 de setembro de 2015
às 21h
duração: 90 min (aproximadamente)
ingressos: R$ 20 e R$ 10 (meia-entrada)
[livre para todos os públicos]

 

Compartilhe