Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Fábio Caramuru

Pianista apresenta o concerto EcoMúsica – Conversas de um Piano com a Fauna Brasileira

Publicado em 21/03/2017

Atualizado às 10:47 de 03/08/2018

Atenção: Em virtude da 23ª Maratona Internacional de São Paulo, haverá alterações e interdições no trânsito no entorno do Parque Ibirapuera a partir de sábado 8 de abril, às 20h, quando a Avenida Pedro Álvares Cabral será fechada nos dois sentidos. O acesso ao parque se dará pelas avenidas República do Líbano e IV Centenário. Recomendam-se a verificação prévia das vias interditadas e o uso de ônibus, metrô, táxi ou bicicleta para acessar as imediações. Para mais informações, ligue para 1188 (Telefone do Trânsito/CET).

A relação de Fábio Caramuru com a natureza não é recente: ainda criança, ele gostava de passar um tempo no jardim de casa, do qual também cuidava. Mas foi ao entrar em contato com a produção de Tom Jobim que esse interesse passou para a carreira musical. No dia 8 de abril, o pianista sobe ao palco do Auditório Ibirapuera com o concerto EcoMúsica – Conversas de um Piano com a Fauna Brasileira, em que explora a música junto com sons emitidos por diferentes animais.

Depois de uma pesquisa na Fonoteca Neotropical Jacques Vielliard, na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Fábio selecionou alguns registros e trabalhou sobre eles para a criação de 14 faixas, que originaram o disco Ecomúsica – Conversas de um Piano com a Fauna Brasileira, lançado em 2015. Fábio conta que alguns critérios foram decisivos para a sua escolha: “Acabei selecionando os animais com que eu teria mais inspiração pianística para trabalhar junto e que pudessem dar um espectro variado”.

O processo de criação também foi muito particular, já que o projeto se difere bastante de tudo o que Fábio já havia produzido. “Utilizei um fone de ouvido, o técnico soltava esse som e eu gravei junto. Foi tudo muito natural e respeitoso. Eu não quis me impor nem brigar com os animais, quis reverenciar esses animais; conversar, mesmo”, explica. “Não é um trabalho de piano acompanhado de sons da fauna, é um diálogo com os animais.”

As dificuldades da criação fazem parte dos interesses de Fábio. “Eu funciono muito assim, à base de desafios e de ter a oportunidade de criar enquanto toco”, diz ele. Nesse sentido, não é uma surpresa que o pianista tenha planejado uma apresentação que não segue moldes convencionais.

Para transformar o espaço do Auditório Ibirapuera, Fábio conta com a ajuda de Cecilia Lucchesi, responsável por projeções no fundo do palco. “A projeção é cênica, vai enriquecer bastante e facilitar a entrada do ouvinte e espectador no clima do concerto”, conta o pianista. Além disso, José Augusto Mannis faz o design sonoro da apresentação. O intuito é que o público se sinta inserido no ambiente da natureza, imerso entre os animais, tornando o show uma experiência sensorial.

No dia 6 de abril, às 20h, acontece no Itaú Cultural a conversa A Música e os Sons da Natureza, na qual Fábio fala da pesquisa e do processo criativo musical para a gravação do disco EcoMúsica – Conversas de um Piano com a Fauna Brasileira. A mediação é de Edson Natale, gerente do Núcleo de Música do instituto (saiba mais aqui).

Fábio Caramuru
sábado 8 de abril de 2017
às 21h
[duração aproximada: 55 minutos]

ingressos: R$ 20 e R$ 10 (meia-entrada)

[livre para todos os públicos]

Os ingressos podem ser adquiridos pelo site Ingresso Rápido, em seus pontos de venda e pelo telefone 11 4003 1212. Também estão à venda na bilheteria do Auditório Ibirapuera, nos seguintes horários:
sexta e sábado das 13h às 22h
domingo das 13h às 20h

Compartilhe