Mariana Aleixo e Shirley Villela/Redes da Maré
Formação
Rio de Janeiro/RJ

O fortalecimento do Complexo da Maré, no Rio de Janeiro, é o objetivo nuclear do Festival Comida de Favela. Nascido no Maré de Sabores, projeto da organização não governamental Redes da Maré, acontece entre 17 de setembro e 17 de outubro de 2015, com uma seleção das melhores receitas inscritas por comerciantes da região.

A Maré é um bairro formado por 17 comunidades e favelas à margem da Baía de Guanabara. Com uma população de cerca de 140 mil pessoas, tem um dos piores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) da cidade – em 2000, estava na 123a posição entre 126 bairros.

Com o festival, pretende-se motivar a qualificação e a melhoria da qualidade do serviço de alimentação nas comunidades da área, assim como incentivar que os habitantes do Rio descubram a complexidade e a riqueza da Maré. Duzentos comerciantes se inscreveram. A equipe escolhe quais deles compõem a mostra.

Durante o festival, os proponentes do evento apoiarão os selecionados quanto à organização com consultoria gastronômica, de estética, de higienização e de serviço. Para a divulgação, trabalha-se na montagem de uma rede de comunicação. Além disso, será disponibilizado transporte em três pontos da cidade (centro, zona sul e zona norte) aos fins de semana, com a intenção tanto de trazer visitantes de outros bairros quanto de fazer com que os moradores circulem entre as comunidades da Maré para votar nos pratos.

Saiba mais no Blog Rumos.