Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Filme “Currais” estreia na 22ª Mostra de Cinema de Tiradentes

Mesclando ficção e documentário, longa trata dos campos de concentração existentes no Ceará no século XX. A exibição é gratuita

Publicado em 15/01/2019

Atualizado às 16:23 de 15/01/2019

Uma mescla de passado e presente, ficção e documentário. Assim é Currais, longa-metragem produzido com o apoio do programa Rumos Itaú Cultural (2015-2016) e que estreia no dia 23 de janeiro, quarta-feira, às 18h, na 22a Mostra de Cinema de Tiradentes.

Dirigido e roteirizado por David Aguiar e Sabina Colares, o filme narra a história de Romeu (interpretado por Rômulo Braga), personagem que viaja de carro pelo sertão em busca de respostas e vestígios sobre os campos de concentração no Ceará, nos quais milhares de flagelados da seca de 1932 foram aprisionados em troca de sobrevivência. “Currais foi fundamentado na pesquisa de mestrado do David e no livro Isolamento e Poder: Fortaleza e os Campos de Concentração na Seca de 1932, da professora de história Kênia Souza Rios. Primeiramente seria um curta-metragem, mas no decorrer do processo, que durou quatro anos, resolvemos nos aprofundar no assunto”, comenta Sabina.

>> Leia mais sobre o longa.

O protagonista inicia sua procura apenas com documentos, fotos e poucas gravações em fitas cassete dos relatos de seu avô sobre as atrocidades que vivenciou quando foi cativo no campo do Patu, em Senador Pompeu. A narrativa faz uso de um personagem-performer que costura memórias já soterradas – a partir de material de arquivo e relatos de personagens reais – e suas próprias vivências e impressões.

No dia seguinte à estreia, às 10h, haverá um debate com os realizadores do longa. A 22ª Mostra de Cinema de Tiradentes acontece entre 18 e 26 de janeiro, na cidade histórica de Tiradentes, em Minas Gerais.

Exibição de Currais na 22a Mostra de Cinema de Tiradentes
quarta 23 de janeiro de 2019
às 18h
[duração aproximada: 104 minutos]

Local
Cine-Tenda
Largo da Rodoviária
Rua Joaquim Ramalho, s/n – Tiradentes/MG

Entrada gratuita – sem necessidade de inscrição prévia/sem distribuição de senhas

Debate com os realizadores
quinta 24 de janeiro de 2019
às 10h

Local
Cine-Teatro
Centro Cultural Sesiminas Yves Alves
Rua Direita, 168 – Centro, Tiradentes/MG

Entrada gratuita – sem necessidade de inscrição prévia/com distribuição de senhas

Mais informações pelo telefone 31 3282 2366.

Compartilhe