Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Fim de Jogo

Peça de Samuel Beckett é encenada por Renato Borghi e Elcio Nogueira Seixas

Publicado em 04/01/2016

Atualizado às 10:18 de 03/08/2018

Primeira atividade de artes cênicas do ano, Fim de Jogo estreia dia 14 de janeiro e vai até 28 de fevereiro – de quinta a domingo, às 20h. Escrita por Samuel Beckett e com direção de Isabel Teixeira, o elenco conta com Renato Borghi, Elcio Nogueira Seixas, Maria de Castro Borghi e Adriano Borghi. Para assistir ao espetáculo é necessário inscrever-se no Itaú Cultural a partir das 19h. Nesse momento, o espectador receberá o mapa com a indicação do local (que fica a 10 minutos a pé do instituto) onde acontecerá a peça.

No enredo, o velho Hamm (Renato Borghi) está cego e paralítico. Seu parceiro Clov (Elcio Nogueira Seixas) tem uma estranha enfermidade que o impede de sentar-se. Junto deles habitam outros dois mutilados, Nagg (Adriano Borghi) e Nell (Maria de Castro Borghi), pais de Hamm. Os quatro personagens, refugiados de uma terra devastada, dividem um abrigo. Não há pistas sobre que espécie de apocalipse criou tamanha desolação. No jogo da sobrevivência, Hamm dá as ordens, enquanto Clov cuida da cozinha e de outras questões de ordem prática.

Fim de Jogo foi escrita originalmente em francês entre 1955 e 1957 por Samuel Beckett. O dramaturgo e escritor irlandês nasceu em 13 de abril de 1906 e morreu em 22 de dezembro de 1989. Foi um dos fundadores do teatro do absurdo e é considerado um dos principais autores do século XX. Graduou-se em literatura na Trinity College, de Dublin, em 1927 e no ano seguinte começou a lecionar – primeiro em Paris, depois na Irlanda. Sua obra foi traduzida para mais de 30 idiomas. Escreveu, além de obras narrativas, diversas peças teatrais. Em 1969, recebeu o Prêmio Nobel de Literatura.

Fim de Jogo
14 de janeiro a 28 de fevereiro de 2016
quinta a domingo
às 20h
Inscrições
Para assistir à peça é necessário inscrever-se no Itaú Cultural a partir das 19h. Nesse momento, o espectador receberá o mapa com a indicação do local (que fica a 10 minutos a pé do instituto) onde ocorrerá a peça.
30 vagas
duração: 105 minutos
Entrada gratuita
[classificação indicativa: 18 anos]

Compartilhe