Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Fim de Semana em Família – 1 e 2 de julho

Oficina Kyringue Guarani e espetáculo FEIO compõem a programação

Publicado em 23/06/2017

Atualizado às 10:54 de 03/08/2018

Libras

Para dar início ao mês de julho e às férias escolares, o primeiro Fim de Semana em Família conta com a oficina Kyringue Guarani – conduzida pela educadora e liderança Guarani Mbya Jera Guarani e pela antropóloga e arte-educadora Alice Haibara – e também com o espetáculo FEIO, do coletivo GRÃO – Arte e Cidadania.

A oficina Kyringue Guarani, que acontece às 14h, aproxima os participantes de saberes Guaranis por meio de diferentes atividades – a dança do tangará, que imita o movimento de bater asas de um pássaro muito sábio; brincadeiras indígenas como “mani”, “arrancar mandioca” e “onça”; e cantos tradicionais, em que entrarão em contato com palavras na língua Guarani e suas traduções.

Em seguida, às 16h, todos podem assistir ao espetáculo FEIO. A peça foi construída a partir da percepção de pessoas surdas e de pessoas cegas do conto “O Patinho Feio”, de Hans Christian Andersen, que conta a história de um pato que, por ser diferente dos outros, é rejeitado. O coletivo GRÃO – Arte e Cidadania é formado por artistas e educadores ouvintes, videntes, surdos e cegos e tem como objetivo promover diálogos significativos sobre acessibilidade estética. A apresentação não tem interpretação em Libras (Língua Brasileira de Sinais) e audiodescrição, mas é construída de maneira acessível para pessoas cegas e pessoas surdas.

Além dessas atividades, no Fim de Semana em Família acontecem no Itaú Cultural o Cantinho da Leitura e a Feirinha de Troca, programações dedicadas à literatura infantojuvenil. No Cantinho, há cerca de 30 livros disponíveis para a leitura em família. E, para participar da Feirinha, basta trazer um livro, gibi ou DVD em bom estado e trocar por outro, entre os disponibilizados no local.

Oficina Kyringue Guarani [com interpretação em Libras (Língua Brasileira de Sinais)]
sábado 1 e domingo 2 de julho de 2017
às 14h
[duração aproximada: 90 minutos]
Sala Multiúso (piso 2)

Entrada gratuita (40 crianças com um acompanhante cada uma) – inscrições a partir das 13h30

[livre para todos os públicos]

Espetáculo FEIO
sábado 1 e domingo 2 de julho de 2017
às 16h
[duração aproximada: 60 minutos]
Sala Multiúso (piso 2)

Entrada gratuita (70 lugares) – distribuição de ingressos a partir das 14h

[livre para todos os públicos]

Cantinho da Leitura e Feirinha de Troca
sábado 1 e domingo 2 de julho de 2017
11h30 às 16h30
piso térreo

Compartilhe