Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Fim de Semana em Família – 12 e 13 de novembro

Roda de histórias e filme mostram os diferentes modos de viver dos povos indígenas

Publicado em 21/10/2016

Atualizado às 10:33 de 03/08/2018

Libras

Nas edições do Fim de Semana em Família de novembro, o Itaú Cultural promove uma programação especial relacionada à diversidade cultural dos povos indígenas do nosso país. Há jogos e brincadeiras, espetáculos, contação de histórias, dança, música e rodas de conversa que procuram apresentar um pouquinho dos seus mitos, dos seus costumes – do seu jeito de viver.

Veja também:
>> Cantinho da Leitura e Feirinha de Troca

Nos dias 12 e 13 de novembro, as crianças e suas famílias poderão participar de duas atividades. Às 14h, acontece a Roda de Histórias Indígenas. Cristino Wapichana, Daniel Munduruku e Aurilene Tabajara – representantes dos povos wapichana, munduruku e tabajara, respectivamente – contam narrativas de suas culturas, sempre cheias de elementos do fantástico mundo da natureza. Em seguida, os visitantes podem participar de minioficinas de pintura corporal. A atividade conta com interpretação na Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Às 16h, é hora de cinema! Será exibido o filme Documentário das Crianças Ikpeng para o Mundo. A obra se baseia em uma troca de videocartas entre crianças de diferentes culturas. Em resposta a jovens de Sierra Maestra, em Cuba, quatro crianças ikpeng apresentam sua aldeia. Elas mostram suas famílias, as brincadeiras, as festas e o modo de vida desse povo. Ao fim, também se revelam curiosas e pedem que crianças de outras culturas respondam à sua videocarta.

No Fim de Semana em Família, a criançada ainda tem à sua disposição o Cantinho da Leitura e a Feirinha de Troca. No Cantinho, o Itaú Cultural disponibiliza uma série de obras infantojuvenis para leitura no instituto. A Feirinha, por sua vez, é um espaço para o qual as crianças podem levar livros, gibis e DVDs e trocar por outros, entre os disponíveis no local.

Roda de Histórias Indígenas
sábado 12 e domingo 13 de novembro de 2016
às 14h
[duração aproximada: 180 minutos]
piso -1

Entrada gratuita (30 vagas) – inscrições a partir das 13h30

[livre para todos os públicos]

Documentário das Crianças Ikpeng para o Mundo
sábado 12 e domingo 13 de novembro de 2016
às 16h
[duração aproximada: 50 minutos]
piso -1 – 90 lugares

Entrada gratuita – distribuição de ingressos a partir das 14h

[classificação indicativa: 7 anos]

Cantinho da Leitura e Feirinha de Troca
sábado 12 e domingo 13 de novembro de 2016
13h30 às 16h
piso térreo

Compartilhe