Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Fim de Semana em Família – 16 e 17 de julho

Musical reflete sobre preconceito e riqueza cultural

Publicado em 24/06/2016

Atualizado às 10:27 de 03/08/2018

Libras

No Fim de Semana em Família que acontece nos dias 16 e 17 de julho, a programação convida as crianças e suas famílias a pensar diferente! E se usássemos um objeto do nosso dia a dia em uma função totalmente diversa? Ou, ainda, se deixássemos para lá certos padrões sociais e aceitássemos as diferenças do outro sem preconceitos? Refletindo sobre essas questões, o instituto promove duas atividades: a oficina Objeto Mágico e o espetáculo musical Tayó.

Veja também:
>> Cantinho da Leitura e Feirinha de Troca de Livros, Gibis e DVDs

Às 14h, tem início a oficina Objeto Mágico. A atriz Cristina Ceschi conduz uma série de divertidos jogos teatrais que têm como objetivo atribuir novos sentidos e funções a objetos cotidianos. Brincando com utensílios e inventando outras finalidades para eles, as crianças são incentivadas a imaginar. Com os objetos, os participantes ainda criam personagens e concebem uma história coletiva. O intuito da atividade é que os pequenos tenham sua capacidade sensitiva, criativa e emocional estimulada.

Mais tarde, às 16h, o grupo Morabeza Nação e Kiusam de Oliveira apresentam o musical Tayó. O espetáculo é baseado no livro O Mundo no Black Power de Tayó, da escritora Kiusam de Oliveira. Na obra, Tayó é uma garota negra que tem muito orgulho de seu cabelo crespo com penteado black power. Quando seus colegas de classe dizem que ele é “ruim”, Tayó rebate: “Mas como pode ser ruim um cabelo ‘fofo, lindo e cheiroso’? Vocês estão com dor de cotovelo porque não podem carregar o mundo nos cabelos”. Cheia de autoestima, a personagem enfrenta o preconceito e defende a riqueza cultural. O espetáculo, assim como a oficina Objeto Mágico, contará com interpretação na Língua Brasileira de Sinais (Libras).

No Fim de Semana em Família, as crianças também podem visitar o Cantinho da Leitura, onde está disponível parte do acervo infantojuvenil da biblioteca do instituto, com títulos como A Bolsa Amarela, de Lygia Bojunga, e Meu Amigo Jim, de Kity Crowther. Há também a Feirinha de Troca de Livros, Gibis e DVDs, para a qual as crianças podem trazer uma obra infantil e trocá-la por outra – e assim conhecer novas histórias.

Oficina Objeto Mágico
sábado 16 e domingo 17 de julho de 2016
às 14h
[duração aproximada: 90 minutos]
Sala Multiúso (piso 2)

Entrada gratuita (20 vagas) – inscrições por ordem de chegada

[classificação indicativa: melhor aproveitamento a partir de 4 anos]

Espetáculo Tayó
sábado 16 e domingo 17 de julho de 2016
às 16h
[duração aproximada: 60 minutos]
Sala Itaú Cultural (piso térreo) – 247 lugares

Entrada gratuita – distribuição de ingressos a partir das 14h

[livre para todos os públicos]

Cantinho da Leitura e Feirinha de Troca de Livros, Gibis e DVDs
sábado 16 e domingo 17 de julho de 2016
13h30 às 16h
Piso térreo

Compartilhe