Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Fim de Semana em Família – 22 e 23 de julho

Atividades promovem a difusão da diversidade cultural africana

Publicado em 04/07/2017

Atualizado às 10:55 de 03/08/2018

Libras

Nos dias 22 e 23 de julho, o Itaú Cultural convida a dançarina, percussionista, cantora, coreógrafa e professora guineana Mariama Camara para apresentar um pouco da cultura da Guiné em duas atividades: uma oficina de canto e dança e um show. Elas acontecem no Fim de Semana em Família, programação do instituto especialmente dedicada aos pequenos.

Veja também:
>> Cantinho da Leitura e Feirinha de Troca

Tanto a oficina quanto o show têm como objetivo a difusão da diversidade cultural africana e para isso partem do tripé dos movimentos corporais, dos cantos e dos ritmos da Guiné-Conacri – ou apenas Guiné –, uma vez que os três elementos permitem a releitura de significados ancestrais, ainda transmitidos de geração em geração no país.

Às 14h, tem início a oficina Danças Étnicas da Guiné, que mistura os movimentos da dança étnica tradicional com a linguagem contemporânea dos balés guineanos. Ela é desenvolvida em várias etapas. Primeiro, os participantes se aquecem ao som do ritmo kassa. Nesse começo, Mariama também apresenta os instrumentos tocados na oficina, como djembe, dunun, sangban e kenkeni. Em seguida, ela explica o passo a passo da coreografia e comenta a história e a cultura do povo da Guiné para que todos compreendam o significado de cada ritmo. Os participantes aprendem ainda o canto responsorial, divididos em dois grupos que dialogam, e, por fim, unem canto, música e dança e repassam a coreografia, agora com uma batida mais acelerada, como nos tradicionais balés da Guiné.

Em seguida, às 16h, Mariama e seu grupo apresentam o espetáculo Langnifan África – a União Dá a Força. Assim como a oficina, o show, além de promover o intercâmbio de culturas, busca o resgate das matizes da cultura africana. No espetáculo, o canto, a dança e os ritmos suscitam antigos provérbios da África e revelam ao público um pouco da cultural tradicional Sussu, etnia da Guiné. As duas atividades contam com interpretação em Libras (Língua Brasileira de Sinais) e o espetáculo apresenta também audiodescrição.

Ainda na programação do Fim de Semana em Família está o Cantinho da Leitura e a Feirinha de Troca. Dedicadas à literatura infantojuvenil, as duas atividades acontecem no piso térreo do instituto. No Cantinho, cerca de 30 obras são disponibilizadas para leitura no local. Para participar da Feirinha, basta trazer um livro, gibi ou DVD em bom estado e trocar por outro, entre os disponíveis. É uma ótima oportunidade para conhecer novas histórias em família.

Oficina Danças Étnicas da Guiné [com interpretação em Libras]
sábado 22 e domingo 23 de julho de 2017
às 14h
[duração aproximada: 90 minutos]
Sala Multiúso (piso 2)

Entrada gratuita (40 crianças com um acompanhante cada uma) – inscrições a partir das 13h30

[livre para todos os públicos]

Espetáculo Langnifan África – a União Dá a Força [com interpretação em Libras e Audiodescrição]
sábado 22 e domingo 23 de julho de 2017
às 16h
[duração aproximada: 60 minutos]
Sala Itaú Cultural (piso térreo) 224 lugares

Entrada gratuita – distribuição de ingressos a partir das 14h

[livre para todos os públicos]

Cantinho da Leitura e Feirinha de Troca
sábado 22 e domingo 23 de julho de 2017
11h30 às 16h30
piso térreo


Compartilhe