Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Fim de Semana em Família – 23 e 24 de julho

Conheça jogos do mundo todo e assista a um espetáculo de teatro de objetos

Publicado em 30/06/2016

Atualizado às 10:27 de 03/08/2018

Libras

Dedicada às crianças, a programação do Fim de Semana em Família procura promover atividades educativas e culturais – sempre com muita diversão. Nos dias 23 e 24 de julho, não será diferente! O instituto apresenta a oficina Jogos Tradicionais do Mundo e o espetáculo Acampatório, cheio de aventuras malucas!

Veja também:
>> Cantinho da Leitura e Feirinha de Troca de Livros, Gibis e DVDs

As brincadeiras começam às 14h, com a Caravana Lúdica, que comanda a oficina Jogos Tradicionais do Mundo. Ainda que não seja novidade que as crianças gostam de jogos, em cada lugar do mundo diferentes brincadeiras fazem parte da infância. Esta é a ideia da Caravana: difundir essa cultura imaterial da humanidade e promover um diálogo intercultural, ensinando às crianças a importância da integração de gerações, culturas e realidades sociais com harmonia.

O grupo vem reunindo um acervo com jogos tradicionais do mundo todo, construídos com madeira reciclada, tinta e tecido. Há desde jogos de épocas já bem distantes – o mais antigo deles data de 1400 a.C. – até os mais recentes, de 2006. Na oficina, a Caravana traz uma seleção de jogos dos cinco continentes para que as crianças brinquem e conheçam novas culturas. A atividade conta com interpretação na Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Às 16h, três amigos sobem ao palco no espetáculo Acampatório. A montagem faz parte da trilogia Sonhatório – Construtório – Acampatório, da Cia. Truks, realizada no formato de teatro de objetos. Nessa modalidade, instrumentos do nosso dia a dia se transformam em personagens da história. Uma colher de pau pode virar uma cozinheira, um algodão torna-se um pintinho, canecas e um cantil juntam-se para dar vida a uma vaquinha.

No espetáculo, que não contém diálogos, os três colegas embarcam em uma aventura empolgante: acampar em terras desconhecidas. Carregando suas mochilas superequipadas com objetos mágicos, eles vivem diversas situações, desde um divertido piquenique – com direito a uma luta contra um exército de formigas – até uma frustrada pescaria e um hilariante ataque de tubarão. De forma lúdica, o espetáculo procura desenvolver a alfabetização poética das crianças – assim como o poeta, com suas figuras de linguagem, muda o significado das palavras para fazer poesia, o mesmo ocorre com os objetos na peça.

No Fim de Semana em Família, as crianças e suas famílias podem também visitar o Cantinho da Leitura – onde está disponível parte do acervo infantojuvenil da biblioteca do instituto – e a Feirinha de Troca de Livros, Gibis e DVDs.

Oficina Jogos Tradicionais do Mundo
sábado 23 e domingo 24 de julho de 2016
às 14h
[duração aproximada: 90 minutos]
Sala Multiúso (piso 2)

Entrada gratuita (40 vagas) – inscrições a partir das 13h30

[livre para todos os públicos]

Espetáculo Acampatório
sábado 23 e domingo 24 de julho de 2016
às 16h
[duração aproximada: 50 minutos]
Sala Itaú Cultural (piso térreo) – 247 lugares

Entrada gratuita – distribuição de ingressos a partir das 14h

[livre para todos os públicos]

Cantinho da Leitura e Feirinha de Troca de Livros, Gibis e DVDs
sábado 23 e domingo 24 de julho de 2016
13h30 às 16h
piso térreo

Compartilhe