Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Fim de Semana em Família – 3 e 4 de dezembro

As atividades acontecem em sinergia com a Ocupação Abdias Nascimento

Publicado em 11/11/2016

Atualizado às 11:58 de 30/12/2019

Libras

Nas edições do Fim de Semana em Família, o Itaú Cultural promove eventos que, além de ser divertidos, levam conhecimento para as crianças e seus acompanhantes – e nos dias 3 e 4 não será diferente. Em sinergia com a Ocupação Abdias Nascimento, duas atividades trazem o continente africano para mais perto de nós.

Veja também:
>> Cantinho da Leitura e Feirinha de Troca

Às 14h, tem início a Oficina de Adinkra com o Coletivo Manifesto Crespo. O grupo de mulheres negras ensina a milenar arte de estampar tecidos e superfícies. Na atividade, os participantes conhecerão o adinkra, conjunto de símbolos que tem como função transmitir os valores acumulados pelo povo Akan, do oeste da África. Com o coletivo, as crianças estampam ecobags e conhecem os diversos materiais que podem servir de matriz para as estampas, bem como os significados e a poesia da cultura africana.

Em seguida, no espetáculo A Casa de Irene, do Grupo Teatral Saga, é o momento de conhecer mais sobre a culinária brasileira, muito influenciada pelos africanos. A peça apresenta Irene, uma senhora cozinheira, mulher negra, sábia e empoderada. É apaixonada por comida e encontra, entre panelas e temperos, seu cantinho mágico. Na cozinha, ela passa seus saberes para um garoto um tanto atrapalhado, porém ótimo amigo e seu aprendiz. Com ele compartilha suas memórias e apresenta um pouco do nosso país em cada receita regional preparada. O espetáculo, assim como a atividade anterior, conta com interpretação na Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Na programação do Fim de Semana em Família há ainda o Cantinho da Leitura e a Feirinha de Troca. No Cantinho estão disponíveis diversas obras para leitura. São cerca de 30 livros dedicados às crianças que podem ser lidos no espaço. Para participar da Feirinha de Troca, basta trazer um livro, gibi ou DVD em bom estado e trocar por outro, entre os disponíveis no local.

Oficina de Adinkra com o Coletivo Manifesto Crespo
sábado 3 e domingo 4 de dezembro de 2016
às 14h
[duração aproximada: 90 minutos]
piso -1

Entrada gratuita (20 vagas) – inscrições a partir das 13h30

[livre para todos os públicos]

Espetáculo A Casa de Irene
sábado 3 e domingo 4 de dezembro de 2016
às 16h
[duração aproximada: 70 minutos]
Sala Itaú Cultural (piso térreo) 254 lugares

Entrada gratuita – distribuição de ingressos a partir das 14h

[livre para todos os públicos]

Cantinho da Leitura e Feirinha de Troca
sábado 3 e domingo 4 de dezembro de 2016
13h30 às 16h
piso térreo

Compartilhe