No fantástico universo do circo, o palhaço é um dos personagens mais icônicos e característicos. No Fim de Semana em Família dos dias 3 e 4 de junho, ele é também o protagonista das atividades que acontecem no Itaú Cultural, dedicadas às crianças e suas famílias. Quem conduz a brincadeira é o Grupo Esparrama, com duas oficinas que desvendam o mundo bobo e mágico do palhaço – ambas acessíveis na Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Veja também:
>> Cantinho da Leitura e Feirinha de Troca

Intitulada O Palhaço, a primeira atividade ministrada pelo grupo parte dos jogos que dão suporte aos treinamentos dos próprios palhaços. Através do lúdico, da música e da animação de bonecos e objetos, os oficineiros comandam as brincadeiras e mostram como é ser um palhaço. Para finalizar a oficina, os atores se caracterizam de palhaços diante do público e apresentam uma clássica cena de palhaçaria.

Em seguida, o Grupo Esparrama apresenta a segunda atividade do dia, a oficina Ânima, que tem como fio condutor a manipulação de materiais diversos. Primeiro, os oficineiros apresentam técnicas de manejo de objetos, como eixo, gravidade e foco. Depois, com materiais como jornal e fita-crepe, os participantes constroem bonecos e com eles, em um jogo de improvisação, criam pequenas cenas e histórias, deixando a imaginação fluir através da brincadeira.

Imagens da oficina O Palhaço, do Grupo EsparramaImagens da oficina O Palhaço, do Grupo EsparramaImagens da oficina O Palhaço, do Grupo Esparrama

Nas duas atividades, crianças e adultos são convidados para, cada qual com suas habilidades e repertórios, experimentar os universos do nariz vermelho e da manipulação de objetos. Os jogos e brincadeiras aproximam os participantes do mundo circense, levando-os a refletir sobre temas como arte e cidade, a relação entre a infância e a cidade, a apropriação dos espaços públicos e a relação das pessoas com o mundo e com o outro.

No Fim de Semana em Família o público também pode visitar os espaços do Itaú Cultural dedicados à literatura infantojuvenil: o Cantinho da Leitura e a Feirinha de Troca. No Cantinho, há cerca de 30 livros disponíveis para leitura; e, para participar da Feirinha, basta trazer um livro, gibi ou DVD em bom estado e trocar por outro item, entre as obras disponibilizadas no local.

Oficina O Palhaço
sábado 3 e domingo 4 de junho de 2017
às 14h
[duração aproximada: 60 minutos]
Sala Multiúso (piso 2)

Entrada gratuita (15 crianças com um acompanhante cada uma) – inscrições a partir das 13h30

[livre para todos os públicos]

Oficina Ânima
sábado 3 e domingo 4 de junho de 2017
às 16h
[duração aproximada: 60 minutos]
Sala Multiúso (piso 2)

Entrada gratuita (15 crianças com um acompanhante cada uma) – inscrições a partir das 15h30

[livre para todos os públicos]

Cantinho da Leitura e Feirinha de Troca
sábado 3 e domingo 4 de junho de 2017
11h30 às 16h30
piso térreo