Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Fim de Semana em Família – 3 e 4 de setembro

Programação mostra que a música pode nascer dos mais diferentes objetos

Publicado em 18/08/2016

Atualizado às 10:29 de 03/08/2018

Libras

O que é música? São aqueles sons que saem dos instrumentos? É o que ouvimos quando uma pessoa canta? É tudo isso ou nada disso? No Fim de Semana em Família, dias 3 e 4 de setembro, as crianças e suas famílias vão descobrir que a música pode ser muito diferente e, ainda, nascer dos mais inusitados objetos.

Veja também:
>> Cantinho da Leitura e Feirinha de Troca

A brincadeira começa com a oficina Sensibilização Musical para Crianças, com o compositor e produtor Loop B. Com o propósito de ampliar a percepção auditiva das crianças, o músico as incentiva a experimentar e descobrir os sons dos objetos, como teclados de computadores, embalagens de plástico, chapas de raio X e panelas. Os sons desses materiais e sucatas, que não são comumente identificados como instrumentos musicais, possibilitam às crianças perceberem não apenas a variação de timbres, mas principalmente que tudo à nossa volta pode fazer música.

Em seguida, o conjunto Camerata Profana apresenta um espetáculo que pretende questionar os modos de escuta tradicionais: o concerto Que Barulho É Esse? – Um Sonho Musical. Formado por 15 músicos – regentes, compositores, instrumentistas e educadores –, o grupo utiliza recursos teatrais, didáticos e interativos, convidando o público a criar junto.

No show, apresentam-se dez dos integrantes, que tocam bandolim, contrabaixo, violão, guitarra, sanfona, flautas, teclados, clarinete e teorba, além de utilizarem a própria voz, efeitos eletrônicos e instrumentos criados por eles próprios. A ideia do espetáculo é promover a experiência de um sonho musical, havendo ainda um momento em que o público é convidado a colocar uma venda sobre os olhos para ouvir e sonhar melhor.

Tanto o concerto quanto a oficina contam com interpretação em Língua Brasileira de Sinais (Libras).

No Fim de Semana em Família, além de participar dos espetáculos e oficinas, o público pode visitar o Cantinho da Leitura e a Feirinha de Troca. No Cantinho, é disponibilizada uma série de obras infantojuvenis para leitura. Já na Feirinha, as crianças podem trazer livros, gibis e DVDs para trocar por outros, entre os disponíveis no instituto.

Oficina Sensibilização Musical para Crianças
sábado 3 e domingo 4 de setembro de 2016
às 14h
[duração aproximada: 90 minutos]
Sala Multiúso (piso 2)

Entrada gratuita (30 vagas) – distribuição de ingressos a partir das 13h30

Concerto Que Barulho É Esse? – Um Sonho Musical
sábado 3 e domingo 4 de setembro de 2016
às 16h
[duração aproximada: 60 minutos]
Sala Itaú Cultural (piso térreo) – 247 lugares

Entrada gratuita – distribuição de ingressos a partir das 14h

[classificação indicativa: a partir dos 3 anos]

Cantinho da Leitura e Feirinha de Troca
sábado 3 e domingo 4 de setembro de 2016
13h30 às 16h
piso térreo

Compartilhe