Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Fim de Semana em Família [com interpretação em libras]

Estilos que estão na fundação da música brasileira e oficina de construção de instrumentos são os destaques do evento

Publicado em 21/07/2015

Atualizado às 10:13 de 03/08/2018

O primeiro Fim de Semana em Família de agosto é uma viagem às raízes da música. Nos dias 1º e 2 desse mês, haverá duas atrações nesse sentido: às 14h, o luthier e percussionista Afonsinho Menino, do projeto Ylu Brazil, conduz uma oficina de confecção de instrumentos; às 16h, a Cia. Cabelo de Maria apresenta o espetáculo Xenhenhém, com interpretação em libras. Além disso, o evento traz o Cantinho da Leitura e a Feirinha de Troca de Livros, CDs e DVDs.

Com 40 vagas, a oficina é dedicada a pessoas de todas as idades e tenta recuperar a prática da luteria, a arte da construção de instrumentos musicais. Afonsinho Menino ensina a produzir agogôs, ganzás e maracas. A palavra ylu, que dá nome ao projeto, significa tambor em iorubá, uma das línguas dos povos originários da África.

Em Xenhenhém, são interpretados gêneros basilares da música brasileira de hoje. Com canto, percussão corporal e brincadeiras rítmicas, sete músicos interpretam cantos de trabalho, cocos de roda, bumbas meu boi, congos, congadas, cirandas, cacuriás.

A Cia. Cabelo de Maria foi fundada em 2007 por Renata Mattar e Gustavo Finkler, com a proposta de compartilhar pesquisas sobre a tradição musical popular feitas por Renata em mais de dez anos de viagens pelo Brasil.

Por fim, o Cantinho da Leitura disponibiliza tablets com conteúdo especial, além do acervo de literatura infantojuvenil do Itaú Cultural. Quem quiser também pode trazer uma obra infantojuvenil para trocar na Feirinha de Troca de Livros, CDs e DVDs.

Fim de Semana em Família
sábado 1 e domingo 2 de agosto

Confecção de Instrumentos
com Afonsinho Menino
às 14h
Piso 3
[livre para todos os públicos]
40 vagas – inscrições por ordem de chegada

Xenhenhém [com interpretação em libras]
com Cia. Cabelo de Maria
às 16h
Sala Itaú Cultural – 247 lugares
[duração aproximada: 60 minutos]
[livre para todos os públicos]
[com interpretação em Libras]
Gratuito – ingressos distribuídos a partir das 14h

Cantinho da Leitura e Feirinha de Troca de Livros, CDs e DVDs
a partir das 14h
Piso Térreo
[livre para todos os públicos]

Compartilhe