Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Fim de Semana em Família – 9 e 10 de julho

Oficina de quadrinhos e espetáculo são as atividades do Fim de Semana em Família

Publicado em 20/06/2016

Atualizado às 10:27 de 03/08/2018

Libras

Sabia que não é preciso saber desenhar para criar histórias em quadrinhos? No Fim de Semana em Família dos dias 9 e 10 de julho, você pode descobrir como! A oficina Brincando de Montar Quadrinhos faz parte dessa programação dedicada às crianças, assim como o espetáculo Seu Rei Mandou, da Cia Meias Palavras. Há também o Cantinho da Leitura e a Feirinha de Troca de Livros, Gibis e DVDs.

Veja mais:
>> Cantinho da Leitura e Feirinha de Troca de Livros, Gibis e DVDs

O ilustrador e quadrinista Gus Morais comanda a atividade Brincando de Montar Quadrinhos, que começa às 14h. Dividida em três partes, a oficina procura potencializar a criação de narrativas rápidas e divertidas utilizando adesivos e peças modulares que podem ser ordenados e reordenados de infinitas formas. Em um primeiro momento, o artista apresenta aos participantes o tangram, tradicional jogo de quebra-cabeça chinês. A ideia é criar personagens, objetos e cenários reordenando as diferentes formas geométricas do jogo, com muita imaginação.

Em seguida, de forma ágil e lúdica, os participantes criarão quadrinhos utilizando peças modulares com ilustrações de elementos básicos das narrativas em quadrinhos, como personagens, cenários e balões, os quais podem ser combinados das mais diversas formas. Por fim, é hora de criar uma história! A partir de uma cartela com diferentes adesivos, as crianças poderão montar a própria narrativa: basta destacar, colar e organizar os elementos nos quadros. Aqueles que quiserem podem também interferir nos quadrinhos com desenhos próprios.

Depois de criar histórias, a criançada pode assistir ao espetáculo Seu Rei Mandou, encenado às 16h. A Cia Meias Palavras – que pesquisa a oralidade, os contos populares e as linguagens teatrais – apresenta o ator e contador de histórias Luciano Pontes e o músico Gustavo Villar. Juntos eles narram a trajetória de três reis, baseando-se nos contos populares "A Lavadeira Real", "O Rato que Roeu a Roupa do Rei de Roma" e "O Rei Chinês Reinaldo Reis". As histórias de tirania, bravura e esperteza dos personagens são intermeadas com canções e contadas sempre com muito humor, poesia e improvisação, permitindo que o público participe do espetáculo.

As duas atividades contam com interpretação na Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Oficina Brincando de Montar Quadrinhos
sábado 9 e domingo 10 de julho de 2016
às 14h
[duração aproximada: 90 minutos]
Sala Multiúso (piso 2)

Entrada gratuita (30 vagas) – inscrições a partir das 13h30

[classificação indicativa: melhor aproveitamento a partir dos 7 anos]

Espetáculo Seu Rei Mandou
sábado 9 e domingo 10 de julho de 2016
às 16h
[duração aproximada: 45 minutos]
Sala Itaú Cultural (piso térreo) – 247 lugares

Entrada gratuita – ingressos distribuídos a partir das 14h

[classificação indicativa: 6 anos]

Cantinho da Leitura e Feirinha de Troca de Livros, Gibis e DVDs
sábado 9 e domingo 10 de julho de 2016
13h30 às 16h
Piso térreo

Compartilhe