Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

​​​​​​​Fim de Semana em Família – 9 e 10 de junho

Dentre as atividades oferecidas estão a Oficina de Pintura em Cabaças e o espetáculo Ciranda dos Orixás

Publicado em 17/05/2018

Atualizado às 11:53 de 03/08/2018

Libras

Está chegando a hora de aprender, brincando, sobre a cultura popular brasileira! Nos dias 9 e 10 de junho, sábado e domingo, a Cia. Tempo de Brincar traz ao Itaú Cultural um pouco desse universo com duas atividades que podem ser aproveitadas por toda a família: a Oficina de Pintura em Cabaças e o espetáculo Ciranda dos Orixás, ambas com interpretação na Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Fruto de uma planta nativa da África e da Índia, a cabaça recebe diversos nomes e usos de acordo com cada cultura e região. Para a cultura Iorubá, que influenciou a construção da cultura brasileira sob diferentes formas, uma cabaça aberta em duas partes carrega o òrun e o àiyé – o céu e a terra –, representando o mundo. Como o nome sugere, na Oficina de Pintura em Cabaças as crianças farão pinturas utilizando o fruto como suporte e, para além disso, aprenderão sobre a relação entre a cultura Iorubá e a brasileira. Nos dois dias, a atividade acontece às 14h.

Já no espetáculo Ciranda dos Orixás, às 16h, crianças e adultos são convidados para celebrar as identidades culturais brasileiras e as manifestações artísticas criadas pelo nosso povo com canções originais e lúdicas que homenageiam as tradições de matrizes africanas. Contando com belos cenários, figurinos, adereços e bonecos que representam e personificam os orixás, a apresentação brinca com uma variedade de ritmos, como o afoxé, a ciranda, o maxixe, o tambu e o samba de umbigada.

Paralelamente a isso, o Fim de Semana em Família traz ainda o Cantinho da Leitura, que neste mês de junho homenageia a autora de literatura infantojuvenil Tatiana Belinky. No espaço os visitantes têm acesso à Feirinha de Troca, na qual a criançada pode trocar um livro, um gibi ou um DVD em bom estado por outro da nossa estante, e a uma seleção de publicações infantojuvenis. Neste mês, metade delas é da autora homenageada, com destaque para as obras Saladinha de Queixas e História da Tigela Achada. As atividades acontecem no piso térreo do Itaú Cultural, das 11h30 às 16h30.

Oficina de Pintura em Cabaças [com interpretação em Libras]
sábado 9 domingo 10 de junho de 2018
às 14h
[duração aproximada: 90 minutos]
Sala Multiúso (piso 2) – 20 crianças com um acompanhante cada uma
[inscrições a partir das 13h30]

Ciranda dos Orixás [com interpretação em Libras]
sábado 9 e domingo 10 de junho de 2018
às 16h
[duração aproximada: 60 minutos]
Sala Multiúso (piso 2) – 70 lugares
[distribuição de ingressos a partir das 14h]

Cantinho da Leitura e Feirinha de Troca
sábado 9 e domingo 10 de junho de 2018
das 11h30 às 16h30
piso térreo

Entrada gratuita

[livre para todos os públicos]

Compartilhe