Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Fim de Semana em Família – Brincadeiras e peça teatral unem crianças e adultos

Programação inclui as instalações Brincar de Não Jogar Fora e Brincar de Papelão e o espetáculo Por que Nem Todos os Dias São de Sol?

Publicado em 25/09/2018

Atualizado às 10:58 de 25/09/2018

Libras

Ainda no ritmo do Dia das Crianças, nos dias 13 e 14 de outubro o Itaú Cultural recebe duas instalações – chamadas aqui de “ocupação” – que convidam crianças e adultos para colocarem em prática a criatividade e brincarem juntos.

Parte de uma das ocupações da Casa do Brincar (imagem: Camila Serra)

A primeira delas, Brincar de Não Jogar Fora, nasce da união entre dois temas urgentes: a conscientização sustentável – que sugere a reutilização de materiais e a redução do consumo e da produção de lixo – e a desaceleração da infância. Sem poder utilizar recursos tecnológicos, os participantes têm a oportunidade de se envolver em situações lúdicas fazendo uso de materiais simples e de uso cotidiano, como carretéis, tampas plásticas, rolos, latas e bobinas.

Enquanto no olhar de um adulto caixas são vistas como “simples caixas”, no olhar da criança uma caixa pode ser qualquer coisa: foguete, prédio, casa, carro. É dessa observação que surge a segunda das ocupações, Brincar de Papelão, uma instalação aberta a construções e desconstruções constantes. Caixas de tamanhos variados, rolos e bobinas compõem o cenário, que favorece o uso da criatividade como o maior recurso. As duas instalações, criadas pela Casa do Brincar, podem ser aproveitadas a partir das 14h.

E, depois de tanto brincar, que tal assistir a uma peça de teatro? Às 16h é apresentado Por que Nem Todos os Dias São de Sol?. Realizado pela Cia. Artesanal de Teatro, o espetáculo é narrado por quatro atores que contam, cada um, uma história que aborda a transição da infância para a vida adulta. São histórias simples, singelas e poéticas, que habitam as lembranças de pessoas de qualquer idade. Bonecos, máscaras, manipulação de objetos e video mapping ajudam a contar as narrativas.

]

O Fim de Semana em Família traz ainda o Cantinho da Leitura, que no mês de outubro dá destaque ao trabalho do escritor, ilustrador e arte-educador André Neves. Nascido no Recife, ele é autor de livros como Obax, vencedor do Prêmio Jabuti em 2011. No espaço os visitantes têm acesso à Feirinha de Troca – na qual é possível trocar um livro, um gibi ou um DVD em bom estado por outro da nossa estante – e a uma seleção de publicações infantojuvenis. O Cantinho da Leitura ocorre no piso térreo do Itaú Cultural, das 11h às 16h30.

Ocupações Brincar de Não Jogar Fora e Brincar de Papelão
sábado 13 e domingo 14 de outubro de 2018
às 14h
[duração aproximada: 90 minutos]
Arena, acesso pela Sala Multiúso (piso 2)

Entrada gratuita – sem distribuição de ingressos

Por que Nem Todos os Dias São de Sol? [com interpretação em Libras]
sábado 13 e domingo 14 de outubro de 2018
às 16h
[duração aproximada: 50 minutos]
Sala Itaú Cultural (piso térreo) – 224 lugares
[mais bem aproveitado por crianças acima de 5 anos]

Entrada gratuita – distribuição de ingressos a partir das 14h

Cantinho da Leitura e Feirinha de Troca
sábado 13 e domingo 14 de outubro de 2018
das 11h às 16h30
piso térreo

Entrada gratuita

[livre para todos os públicos]

Compartilhe