No primeiro fim de semana do mês, a programação em família do Itaú Cultural é toda dedicada ao Setembro Azul, campanha por uma série de direitos das pessoas surdas – entre eles a difusão da Língua Brasileira de Sinais (Libras) e a conquista da escola bilíngue para surdos. O Dia Internacional do Surdo e, no Brasil, o Dia Nacional do Surdo são ambos comemorados em setembro – o primeiro, no último domingo do mês; o segundo, no dia 26.

Cinco atividades tratam desse tema nas tardes dos dias 1 e 2. Diálogo em Movimento e Estação Sonoridades propõem ao público a imersão na linguagem e na escuta. Na primeira atividade, Rimar Segala, mestre em estudos da tradução, convida crianças e adultos para uma conversa sem barreiras em frente ao instituto. Já o segundo encontro estimula surdos e ouvintes a sentir as vibrações de músicas, objetos e até mesmo do próprio corpo.

A poesia e a performance também estão na programação. Os slamers surdos Fábio Sá e Catharine Alencar subvertem o tradicional fazer literário e sugerem novas formas de criação poética na atividade Poesia Performática.

Às 16h, o espetáculo A Busca de Seo Peto e Seo Antônio – nascido da vontade de realizar uma peça com atores surdos que pudesse ser apreciada por surdos e ouvintes – conta de forma alegre a aventura de dois amigos que se reencontram na velhice à procura de um pássaro imaginário.

O Fim de Semana em Família traz ainda, no espaço do Cantinho da Leitura, a Contação de histórias Para Ver e Ouvir, conduzida pela educadora Mirela Estelles e pela professora e intérprete Amarilis Reto nas duas línguas oficiais do Brasil – português e Libras.

No mesmo local os visitantes têm acesso à Feirinha de Troca – na qual a criançada pode trocar um livro, um gibi ou um DVD em bom estado por outro da nossa estante – e a uma seleção de publicações infantojuvenis.

 

Contação de histórias Para Ver e Ouvir [com interpretação em Libras]
sábado 1 e domingo 2 de setembro de 2018
às 12h
[duração aproximada: 60 minutos]

piso térreo [no espaço do Cantinho da Leitura]

Entrada gratuita 

 

Diálogo em Movimento [com interpretação em Libras]
sábado 1 e domingo 2 de setembro de 2018
às 13h
[duração aproximada: 4 horas]
piso térreo

Entrada gratuita 

 

Poesia Performática [com interpretação em Libras]
sábado 1 e domingo 2 de setembro de 2018
às 13h30
[duração aproximada: 4 horas]
piso térreo

Entrada gratuita 

 

Estação Sonoridades [com interpretação em Libras]
sábado 1 e domingo 2 de setembro de 2018
às 11h
[duração aproximada: 4 horas]
piso térreo

Entrada gratuita 

 

A Busca de Seo Peto e Seo Antônio [com interpretação em Libras e audiodescrição]
sábado 1 e domingo 2 de setembro de 2018
às 16h
[duração aproximada: 55 minutos]
Sala Itaú Cultural (piso térreo) – 224 lugares

Entrada gratuita – distribuição de ingressos a partir das 14h


[livre para todos os públicos]

 

Veja também

Malala e o revide de sonhar

Alexandre Ribeiro e Nayra Lays, colunistas da Sankofas, contam a experiência que viveram diante de Malala Yousafzai